Blog Top Society - Karla Cruz

Rio do Rastro Marathon tem nova data em SC

13/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5201_post_10956.jpg
A Corre Brasil e o Mountain Do, as duas maiores organizadoras de corrida de rua do Sul do Brasil, decidiram adiar a prova que iria mudar o cenário da Serra do Rio do Rastro em maio deste ano. O atual e delicado momento da pandemia exigiu a transferência para o mês de outubro.
 
A decisão foi tomada depois de um longo debate entre os diretores da prova, o Ministério Público e os representantes das prefeituras das cidades que receberiam a Rio do Rastro Marathon neste primeiro semestre.
 
“Analisando os riscos à saúde dos atletas, equipe e fornecedores, bem como período para treinos e organização pré-prova, fomos aconselhados a adiar o evento. Sobre o momento que estamos vivendo gostaríamos de ressaltar que sempre colocamos o fator humano acima de toda decisão interna. Buscamos uma postura coerente e sensata ao lidar com tantas mudanças por conta do combate ao Covid-19, seguindo as orientações dos órgãos públicos locais e estaduais”, comenta Ricardo Ziehlsdorff, diretor técnico da Corre Brasil.
 
Após a decisão do adiamento, a organização decidiu pelo mês de agosto para promover o evento, mas segundo o diretor técnico do Mountain Do, Kiko dos Santos, a data foi muito questionada pelos inscritos.
 
“Desde o início do projeto Rio do Rastro Marathon, o atleta e todos os envolvidos foram ouvidos e suas opiniões consideradas. E nesse momento, não poderia ser diferente. Como não temos como mudar a atual realidade do nosso país e manter a prova na data original, decidimos realizar uma votação e oficializar uma nova data contabilizando a opinião da maioria”.
 
A pesquisa foi enviada por e-mail a cada um dos atletas inscritos, entre os dias 05 a 10 de março, através de método quantitativo. Ao todo, 1006 pessoas participaram. 11% não opinaram na data, pois escolheram participar da prova em 2022. Enquanto 22% optaram em manter a data de agosto, e 67% das respostas escolheram a data de outubro.
 
NOVA DATA RIO DO RASTRO MARATHON
 
A Rio do Rastro Marathon será realizada nos dias 02 e 03 de outubro de 2021, com as três provas: ciclismo de estrada e mountain bike num percurso de 40km e corrida de estrada: 25km e 42km. Os atletas que já se inscreveram estão automaticamente transferidos para a nova data e não precisam se preocupar com nada mais referente à inscrição.
 
“Sabemos que agora cada um terá que reorganizar as viagens, treinos e planos. Mas preferimos essa opção a correr o risco de manter o evento e sofrer com alterações muito em cima do prazo, impossibilitando ou dificultando a reorganização logística da viagem e readaptação dos treinos”, comenta Kiko.
 
Os atletas que não estão de acordo com a nova data ou que possam estar passando por alguma dificuldade emocional ou física, têm um prazo até dia 25 de março para transferir para 14 e 15 de maio de 2022 ou transferir para outra pessoa. As orientações e procedimentos foram enviados aos e-mails dos inscritos.  Nenhum dos dois procedimentos terá custo adicional.
 
“Pelas nossas redes sociais vimos o quanto os atletas estavam empenhados com os treinos e esperando pela Rio do Rastro Marathon. E isso nos deu ainda mais força para fazer a prova acontecer com segurança. Mas infelizmente têm coisas que não temos controle e agora contamos com a compreensão e apoio de todos para a continuidade desse setor que motiva muita gente. Logo logo estaremos sentindo na pele a adrenalina de encarar os mistérios da Serra”, comenta Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.
 
PROTOCOLO DE ATUAÇÃO
 
A Corre Brasil e o Mountain Do viabilizaram um protocolo de atuação para que as provas sejam realizadas de forma responsável e com todos os cuidados necessários e exigidos pelos protocolos de saúde. A coordenadora de eventos conta ainda que a organização vai acompanhar a evolução da pandemia e novas regras poderão ser impostas mais perto da data do evento.
 
“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para cumprir o acordo de realizar a prova na data original. Mas antes de tudo, nosso maior desejo é que os atletas estejam bem. Acreditamos que em outubro teremos nosso sonhado déficit nos casos positivos e a maior parte da população vacinada, possibilitando a realização da prova de forma mais tranquila e segura”, finaliza Mariana.
 
Mais informações em www.riodorastromarathon.com.br
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página