Blog Top Society - Karla Cruz

Pandemia & Fake News : É FALSO QUE HOSPITAL MOINHOS DE VENTO, EM PORTO ALEGRE, NÃO TENHA SUPERLOTAÇÃO EM FUNÇÃO DA COVID-19

09/03/2021    Maristela Brites


img/topsocie_blog/5170_post_8393.jpg

É FAKE NEWS



Boletim da última  quarta-feira pelo hospital mostra que há 223 pacientes com o novo coronavírus.

O vídeo que circula nas redes sociais sugere que a superlotação no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, seria uma farsa. O narrador mostra imagens da unidade sem circulação de pessoas, levantando dúvidas.

A informação é falsa.

Vídeo que circulou nas redes sociais e alguns veículos, infelizmente falta de ética e desrespeitosa com a dor de familiares e corpo clínico e profissionais da saúde.

 Por diversas vezes ao longo do vídeo, o narrador sugere que a superlotação no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em decorrência da Covid-19 seria uma farsa. “Vou passar aqui para o outro lado, na emergência. Me diz uma coisa, se tu tem um alarde, se tu tem um problema sério de saúde, as pessoas que têm seus entes hospitalizados não estariam aqui na rua, não estariam aqui olhando para os seus mortos, chorando, na frente? Gente, olha a emergência, não tem ninguém”, diz o narrador do vídeo. Boletim divulgado pelo Moinhos nesta quarta-feira (3) mostra que, no total, há 223 pacientes internados com Covid-19. A ocupação dos leitos de UTI passa de 100%, conforme a assessoria de imprensa do hospital. 

O hospital que é referência no sul do país, que hoje é equivalente ao Albert Einstein em São Paulo, acrescentou que opera acima da capacidade de pacientes infectados pelo coronavírus nas áreas de internação. 


O  médico Luiz Antônio Nasi, superintendente do hospital,afirmou à GloboNews que a unidade vive “um cenário de guerra”.

 Familiares dos pacientes são orientados a permanecerem em casa, “uma vez que as visitas são vedadas nestes casos”. Por isso, as imagens da entrada do Moinhos passam uma sensação de normalidade, o que não significa que não haja pessoas internadas com Covid-19 do lado de dentro. “A ideia de normalidade sugerida pelo vídeo é, na verdade, resultado das medidas adotadas pelo Comitê de Enfrentamento da COVID-19, visando manter os padrões de qualidade assistencial e médica da instituição”, aponta a nota.

Em um trecho do vídeo, o narrador  mal informado diz: “Olha a barraca do Covid. Não tem ninguém”. Ele se refere a uma tenda de atendimento a pacientes com suspeita de infecção por Covid-19, que aparece vazia no vídeo.
Segundo assessoria do hospital, foi decidido fechá-la, direcionando o atendimento para a Emergência, limitando-se a casos classificados como vermelho e laranja.

Na terça-feira (2), o hospital informou que instalará provisoriamente um contêiner refrigerado, “considerando a possibilidade de atrasos na retirada dos óbitos por parte das funerárias”. Segundo a administração da unidade, o equipamento só será utilizado “em caso de real necessidade”.

Nota:‌ ‌informacões Globo News
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página