Blog Top Society - Karla Cruz

Celebrações virtuais mobilizam fiéis em homenagem a maior e mais antiga manifestação de fé de Santa Catarina

09/03/2021    Maristela Brites


img/topsocie_blog/5168_post_1148.jpg

A edição de número 255 entra na era digital e será toda transmitida via plataforma do youtube e facebook. A coordenação das celebrações reforça que não haverá nenhum encontro presencial e que a Capela Menino Deus continua fechada.

 
A pandemia trouxe novos hábitos e comportamentos. O home office e as aulas online passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas. Os cultos e celebrações religiosas também ganham força na internet. São tradições tendo que se aperfeiçoar em meio a uma das maiores crises sanitárias que o mundo já enfrentou. Atenta a esse momento, a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina, a Procissão Senhor dos Passos, no ano em que chega à marca da edição de número 255, também adere ao ambiente virtual e será realizada, integralmente, de forma virtual. Serão cinco dias com transmissões ao vivo, pelo canal do youtube da Irmandade Senhor dos Passos. Em 2021, a edição digital será realizada de 17 a 21 de março. E mais, as transmissões seguirão todos os protocolos para que tudo seja celebrado de maneira segura.
 

img/topsocie_blog/5168_post_4400.jpg

Em mais de 250 anos de história, apenas uma vez a celebração não foi realizada, justamente em 2020, quando se deu o início da pandemia. A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006 e, também, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
 
Um dos grandes desafios deste ano é aproximar a celebração de seus devotos. “Estamos vivendo um dos maiores desafios da humanidade, a pandemia está cada vez mais avassaladora. Com isso, estamos também escrevendo um novo capítulo em nossa história. As tradicionais reuniões presenciais serão todas substituídas pelas transmissões online, as missas também serão transmitidas por diferentes plataformas, novas medidas para esse novo tempo. Todos juntos, orando para que Nosso Senhor Jesus dos Passos, interceda pela humanidade para que possamos, o mais breve possível, superar essa pandemia”, destaca Rogério Laureano, coordenador das celebrações virtuais em homenagem ao Senhor Jesus dos Passos.
 
Entenda como será a programação das celebrações virtuais em homenagem ao Senhor Jesus dos Passos
Em 2021, serão nove celebrações online, divididas em cinco dias. A programação foi adaptada, sem perder relevância. A Capela Menino Deus, localizada no Hospital de Caridade, permanece fechada e não será permitido o acesso, todas as ações serão por meio digital.
 
Confira a programação:
 
Dia 17/03/2021 – Quarta-feira
19h - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
 
Dia 18/03/2021 – Quinta-feira
09h - Missa e Unção dos Enfermos
 
19h00 - Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
 
Dia 19/03/2021 – Sexta-feira
19h - Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
 
Dia 20/03/2021 – Sábado
07h30 - Missa em homenagem aos carregadores das alfaias
 
17h30 - Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
 
Dia 21/03/2021 – Domingo
07h30 - Missa na TV Barriga Verde/TV Catarina
 
09h30 - Missa do Encontro
 
16h - Via Sacra
 
“Além disso, todos os anos, durante as celebrações, os fiéis contribuíam para a manutenção da Irmandade. Com a Capela fechada, àqueles que quiserem realizar as suas doações, podem fazê-las por depósito bancário, em nome da Irmandade Senhor Jesus dos Passos”, completa o coordenador das celebrações virtuais deste ano, Rogério Laureano.
 
Anote os canais digitais
Desde 2018 a Procissão Senhor dos Passos está nas redes sociais, no facebook e no instagram, no @procissaosenhordospassos. Nestes canais, a população pode acompanhar todas as programações, divulgações e interagir com a Irmandade Senhor dos Passos.
 
As transmissões serão realizadas pelo canal no youtube da Irmandade Senhor dos Passos, no endereço https://www.youtube.com/channel/UC02ZYSAyN5aTk5Ac4J6HKlAPara facilitar o acesso, os links das transmissões podem ser acessados no endereço: https://linktr.ee/procissaosenhordospassos.
 
O coordenador da celebração reitera que esta foi a solução encontrada para aproximar, num momento que estão todos precisando de acolhimento, para aproximar as pessoas da espiritualidade .
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página