Blog Top Society - Karla Cruz

Como será o feriado de Carnaval 2021 em Santa Catarina

31/01/2021    Maristela Brites


img/topsocie_blog/4920_post_13873.jpg

Vamos entender como ficará o feriado de Carnaval 2021 em Santa Catarina.

Blocos de Sujos 

Ao ocuparem as ruas, os blocos ajudam a fazer com que o carnaval seja fortalecido enquanto expressão da cultura , espaço de catarse e protesto diante da crise econômica, política e sanitária que estamos enfrentando...


As escolas de samba já admitem adiar o carnaval em 2021, segundo informações da Assessoria de Imprensa da  Prefeitura de várias cidades. 

 O que já está sendo discutido nos bastidores vem à tona com cada vez mais força. Vai ter carnaval?

É consenso que, se a pandemia e suas consequências perdurarem por um tempo ainda muito longo, a resposta é  não.

 Não teremos condições de ter um carnaval em 2021, pelo menos não no período oficial.

Sob o ponto de vista econômico, a decisão é difícil.
A taxa de ocupação hoteleira foi de 93%, 2,3 pontos percentuais a mais do que no ano anterior. 

De acordo com (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes ), o crescimento do faturamento no período foi 5% maior do que em 2019. Nos estabelecimentos das orlas, o incremento chegou a 15%. Para além do turismo, o carnaval representa uma fonte de renda para trabalhadores informais que se sustentam por meio da venda de cervejas, acessórios, fantasias. É importante para profissionais autônomos como músicos, produtores, fotógrafos e artistas performáticos. Cancelar a festa será  massacrar ainda mais setores que já estão sendo profundamente prejudicados pela pandemia. 

Mas, temos cenário...com crescimento se casos e a espera da vacina.

Enquanto o setor de entretenimento já vem pensando novas formas de experiência, como as festas drive-in e outras medidas de controle.

Muitos blocos, neste momento, já deveriam ter iniciado as suas atividades, como oficinas, shows e festas próprias. Poucos aderiram ao modelo das lives e aulas online. Na realidade, não vejo as inovações do entretenimento sendo aplicáveis ao carnaval de rua enquanto manifestação cultural, data festiva, espaço de encontros, abraços e beijos. O carnaval é aglomeração. Não existirá sem isso. A crise atinge em cheio um setor que já vem sofrendo ora com a inadequação das políticas públicas, ora com a completa ausência.


Temos um cenário atípico, por conta da pandemia, as principais festas de carnaval no Estado foram canceladas pelas prefeituras, como é o caso de Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna - três dos principais destinos durante a folia no Estado.


Com o cancelamento das festas de carnaval mais tradicionais em Santa Catarina, a informação que o ponto facultativo para a data da festa está mantido pelo governo estadual.
Lembre-se a data de Carnaval não é considerada feriado oficial em Santa Catarina, tampouco no país.


Quarta -feira de Cinzas dia 17 será considerado ponto facultativo até as 14h.

Carnaval 2021 em Joinville 

Representantes da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville e da Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) decidiram nesta última quinta-feira pelo cancelamento da programação do Carnaval 2021, em função da pandemia de Covid-19.

Carnaval 2021 em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, por exemplo, o dia 16 de fevereiro (terça-feira) será feriado municipal. Já os dias 15 e 17 de fevereiro terão ponto facultativo. Nesta sexta-feira (29), revoga o ponto facultativo de Carnaval aos servidores públicos municipais.

Carnaval 2021 em Florianópolis

 Florianópolis a prefeitura informou que os serviços públicos municipais não terão ponto facultativo, tradicionalmente dado na segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) de carnaval, já que as festas de carnaval estão canceladas. 


- A prefeitura, neste período precisará dos serviços disponíveis em fevereiro por conta da vacinação e atendimentos relacionados à pandemia.

Carnaval 2021 em Laguna

Na prefeitura de Laguna, no Sul catarinense, ainda não há definição se a data do carnaval terá ou não ponto facultativo na cidade.

Carnaval 2021 em Imbituba

Em Imbituba, no Sul onde estão destinos como a Praia do Rosa, a prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não decidiu sobre o ponto facultativo no carnaval. O assunto será discutido reunião nos próximos dias.

Carnaval 2021 em Blumenau

Em Blumenau, Carnaval 2021

Blumemau no Vale do Itajaí, a prefeitura informou que ainda não definiu se haverá ponto facultativo ou não.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página