Num mundo em constante mudança, a Altenburg conseguiu se adaptar e
antecipar tendências, escrevendo uma história que atravessa quase um século. E,
com isto, surgiu a necessidade de se pensar numa renovação de marca e uma nova
identidade visual, que se conectasse mais com a atualidade e conversasse mais
com os clientes.
Mesmo se renovando, a empresa não abandona suas raízes, tanto que
fez questão de apresentar em primeira mão a nova identidade visual da marca
para todos os colaboradores antes de abrir para o público em geral.
Desde 1922, quando foi fundada por Johanna Altenburg, que começou a
produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família, a marca
foi renovada por sete vezes. Das mãos de uma mãe batalhadora e de seu dom para
o empreendedorismo, nasceu o primeiro produto da Altenburg. A empresa, anos
mais tarde, passou às mãos de Arno e Anna Altenburg. Hoje, o neto Rui Altenburg
ensina os caminhos traçados por Johanna aos seus filhos que fazem da empresa
uma das maiores indústrias têxteis do País.
“O conservadorismo pode funcionar como estratégia para manter o
padrão do produto. Mas, mesmo uma marca que alcança popularidade entre os
consumidores, como a Altenburg, precisa se renovar em aspectos como
comunicação, estrutura de negócios e também ampliando o portfólio. Isso
demonstra o cuidado que temos com a nossa empresa pensando sempre no futuro”,
avalia Tiago Altenburg, diretor de marketing da empresa.
Minimalismo na nova
marca
Essa nova identidade da Altenburg levou cerca de um ano para ser
construída, com a parceria de grandes consultoras como Renata Abranchs e Ana
Cotta no projeto de branding da marca. As duas também participaram da
apresentação dessa nova identidade visual para os colaboradores da empresa
durante a convenção anual de vendas da Altenburg 2020.
“Somos uma empresa familiar construindo uma história de sucesso
beirando os cem anos. Embora o design precise acompanhar as tendências das
diferentes épocas, a fórmula é praticamente intocável, que é zelar sempre pela
qualidade, conforto, saúde e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores.
Dividir esse momento com eles é especial e marcante. Ter grandes nomes conosco
nessa construção da nova identidade foi nossa prioridade”, acrescenta Rui
Altenburg, presidente da empresa.
A partir de agora, todos os produtos Altenburg começam a receber em
processo gradual a nova identidade da empresa. Mais robusta e ao mesmo tempo
minimalista, a nova identidade marca o primeiro passo das comemorações do
centenário da empresa.
Sobre a Altenburg
Fundada em 1922, a empresa familiar catarinense está perto de
completar 100 anos de atuação no mercado e é uma das maiores indústrias têxteis
do país. Atualmente é a maior produtora de travesseiros da América Latina, e
gera cerca de 1,7 mil empregos diretos, em três plantas no Brasil e uma no
Paraguai, estando presente em mais de 7 mil pontos de venda.
A Altenburg mantém um sólido compromisso com o consumidor, com foco
em design, conforto e qualidade, levando todos os meses mais de 1,2 milhões de
produtos à casa dos brasileiros e de toda a América Latina. Também comercializa
seus produtos em 13 lojas próprias e no e-commerce www.altenburg.com.br.