Blog Top Society - Karla Cruz

4 receitas com chá para surpreender no Natal

16/12/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4696_post_3613.jpg
Chá. Este é o ingrediente que vai deixar a sua ceia de Natal deliciosamente original. Segunda bebida mais consumida no mundo (só perde para a água), o chá alia propriedades que fazem bem à saúde a uma versatilidade que conquistou chefs do mundo inteiro. Pode ser usado para dar aquele toque de personalidade em receitas salgadas ou doces.
 
A Tea Shop, maior e mais especializada rede de chás do país com 34 lojas, preparou quatro delícias à base de chá, fáceis de preparar e que prometem surpreender na noite de Natal: a primeira, um sagu com Rooibos e creme inglês criado pela tea sommelière Raquel Magalhães; a seguir, uma receita de rolls de salmão para servir como aperitivo ou acompanhamento da ceia; e para finalizar, dois drinques que prometem deixar o clima natalino ainda mais leve e divertido.
 
1. Sagu de Christmas Tea Rooibos com creme inglês
 
Ingredientes do sagu:
1 xícara de sagu
8 xícaras de chá de água filtrada
1 xícara de açúcar
8 medidas (16g ao todo) da infusão Christmas Tea Rooibos
 
Modo de preparo do sagu:

Em uma tigela, acrescente o sagu e 2 xícaras de chá de água e deixe descansar por 50 minutos.

Faltando 10 minutos para o tempo acabar, prepare o seu chá. Utilize 8 colheres de chá do Christmas Tea Rooibos em 6 xícaras de água, a uma temperatura de 95°C e infusão de 6 minutos.

Coloque em uma panela grande antiaderente, em fogo alto, a infusão pronta do Christmas Tea Rooibos e o açúcar. Misture bem até o açúcar dissolver.

Quando ferver, junte o sagu hidratado com o líquido restante que sobrou na tigela e abaixe o fogo para o mínimo. Deixe cozinhar por 20 minutos. Mexa de vez em quando para o sagu não grudar no fundo da panela. No final desse tempo, as bolinhas de sagu estarão macias e quase transparentes, envoltas em uma calda avermelhada.

Transfira essa mistura para outra tigela destampada e deixe esfriar em temperatura ambiente por pelo menos uma hora. Durante esse período as bolinhas do sagu terminam o seu cozimento no próprio calor e atingem a consistência desejada. Cubra e deixe em geladeira. Retire duas horas antes de servir.

Você pode servir puro, com creme de leite batido, mel ou creme inglês.
 
Ingredientes do creme inglês:
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de creme de leite sem soro
2/3 de xícara de açúcar
4 gemas
3 colheres de chá de essência de baunilha
 
Preparo do creme inglês:

Em uma tigela coloque as gemas e 1/3 de xícara de chá de açúcar e bata com batedor de arame até formar um creme claro e reserve. Se preferir, use a batedeira.

Em uma panela média, misture o leite, creme de leite, o restante do açúcar e a essência da baunilha e leve ao fogo baixo. Mexendo sempre para que os ingredientes aqueçam por igual, se misturem e não formem nata. Assim que começar o processo de fervura (aparecer as primeiras bolhas) retire do fogo. Não pode ferver.

Com a ajuda de uma concha, vá incorporando essa mistura, aos poucos, com o creme claro dos ovos e açúcar que estava reservado, mexendo sempre a cada adição com o batedor de arame, para incorporar os ingredientes. Esse processo tem que ser feito aos poucos. Caso adicione tudo de uma vez, as gemas podem cozinhar, empelotar e talhar o creme.

Volte essa mistura para a panela e aqueça em fogo baixo por mais 5 minutos, mexendo com a ajuda de uma espátula, até engrossar por, no máximo, 5 minutos. Para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo formando uma linha. Se o creme não escorrer e a linha que fez mantiver intacta, está no ponto.

Transfira o creme para um recipiente e cubra com papel filme em contato com a superfície do creme para evitar que forme uma película mais grossa na superfície. Espere esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.
 
2. Tea Rolls de Salmão
 
Ingredientes:
2 medidas (4g ao todo) de Chá Verde Chritsmas Tea Green.
1 rolo de massa folhada
1 pote de queijo cremoso (Cream Cheese)
Alguns grãos de gergelim ou papoula
3 fatias de salmão defumado, cortadas em pequenos pedaços (ou, se preferir, experimente com 100g de bacon)
 
Preparo:
Espalhe a massa folhada com as mãos ou com a ajuda de um rolo de massa.
Coloque as duas medidas de chá de folhas em um recipiente fundo e, com a ajuda de um pilão, amasse um pouco.
Misture o chá com o queijo até obter um creme homogêneo.
Espalhe a mistura sobre a massa folhada. Adicione o salmão. Se preferir, também pode ser feito com o bacon.
Coloque algumas folhas de chá por cima, que irão adicionar aroma e realçar os sabores.
Enrole com papel manteiga e leve à geladeira por meia hora.
Para finalizar, coloque no forno a 180 graus, por 10 a 15 minutos.
 
 
3. Drink Snow Christmas Brut
 
Ingredientes:
8 medidas (16g ao todo) de Chá Branco Snow Christmas
1l de água
500ml de Brut
 
Preparo:
Prepare o Snow Christmas com 300ml de água quente a 75°C durante cerca de 3 minutos. Filtre e deixe esfriar por alguns minutos.
Acrescente 700ml de água gelada.
Misture o litro de chá com 500ml de Brut.
Deixe esfriar por aproximadamente duas horas.
Sirva em copos.
 
 
4. Drink Old Fashioned com Christmas Tea Rooibos
 
Ingredientes:
4 medidas (8g ao todo) de Christmas Tea Rooibos
100 ml de água
1 colher de xarope de agave
20 ml de Whisky (1 dose)
1 laranja (cortada em pedaços)
Gelo (4 cubos)
 
Preparo:
 
Para o concentrado:
Em uma Tea Maker, coloque o Christmas Tea Rooibos em 100 ml de água a 95°. Deixe em infusão por 6 minutos.
Adicione o xarope de agave, misture e deixe esfriar.
 
Para a montagem:
No copo, coloque nesta ordem:
4 cubos de gelo,
¼ pedaços de laranja,
Whisky
Rooibos (2 doses – 40m )
Misture e decore com um toque de laranja.
 
 
A Tea Shop
 
Presente nos principais centros do país, a Tea Shop disponibiliza mais de 130 chás e infusões nas 34 lojas físicas e também por delivery ou pela loja virtual. A rede nasceu em Barcelona, Espanha, há três décadas e hoje tem 100 lojas em seis países. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS). Em dezembro inaugura a loja de Maceió.

O site da Tea Shop disponibiliza uma vitrine completa de mesclas à escolha do consumidor, com opções por funcionalidade (digestivo, antioxidante, relaxante, energizante etc.), para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.), para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida e também de acordo com a individualidade de cada apaixonado por chá (grávidas, veganos, crianças, idosos e outras). As mesclas trazem explicações sobre os ingredientes e no blog especialistas em chá dão dicas sobre propriedades e harmonização.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página