Blog Top Society - Karla Cruz

Chef ensina receita saborosa e de fácil preparo para a reunião em família no Natal e no Ano Novo em casa

14/12/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4679_post_3619.jpg
Os sabores e aromas típicos do fim de ano estão tomando conta dos lares e grande parte das famílias já está planejando os pratos da ceia. Para auxiliar, a chef Janaina Rickmann, da Enoteca Decanter Blumenau, ensina a receita do arroz de pato, uma deliciosa opção para a reunião em família no Natal e no Ano Novo em casa.
 
Para harmonizar com o prato, o sommelier Sidney Lucas sugere um tradicional vinho tinto. “O Quinta do Correio Dão Tinto 2017 é perfeito para esse período de celebração, harmonizando perfeitamente com o jantar. Ele é um dos nossos “Best buy” para degustar em momentos especiais. Muito versátil na mesa para uma infinidade de preparações, o vinho possui coloração rubi, perfeitamente límpido, de aroma frutado intenso, lembrando bagas silvestres e caruma do pinheiro. Na boca, é possível sentir o corpo e a adstringência própria da juventude, prenunciando um bom envelhecimento”, diz.
 
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 3 horas
Ingredientes
2 kg de coxa e sobrecoxas de pato (8 coxas)
2 l de banha de porco
2 folhas louro
Tomilho a gosto
1 pimenta dedo de moça
2 galhos de alecrim
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 talo de salsão
150g de pinhão cozido e descascado ou amêndoas laminadas
150g de linguiça chorizo
400g de arroz parboilizado
Salsinha a gosto
100g de azeitonas pretas
1 cebola branca
2 dentes de alho
1 cenoura
 
Modo de preparo
 
Em uma panela despeje a banha e aromatize-a com folhas de louro, pimenta-dedo-de-moça, alecrim, tomilho e um dente de alho amassado. Acomode as coxas de pato já temperadas com sal e pimenta do reino. Acenda o fogo baixo e deixe confitar por 2h30.
 
Quando as coxas de pato estiverem totalmente cozidas, desfie a metade da porção e reserve em uma panela refogue uma cebola em brunoise (em pedacinhos pequenos e regulares), um dente de alho picado, uma cenoura em brunoise e o salsão rodelinhas. Acrescente o arroz, tempere com sal a gosto, cubra com água e deixe cozinhar.
 
Aqueça uma saltese (frigideira) e doure a linguiça de chorizo fatiada em rodelas finas, acrescente a carne de pato desfiada e o pinhão (ou amêndoas laminadas). Acrescente o arroz pronto, misture bem e tempere com bastante salsinha. Leve ao forno as outras coxas de pato e asse por 20 minutos a 200 graus. Sirva com o arroz.
 
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
Crédito da foto: Vitor M. Veiga.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página