A pandemia do coronavírus provocou mudanças em
todos os segmentos da economia mundial. E isso também afetou o varejo óptico,
que com mais de 86 redes em todo o território brasileiro, segundo a Associação
Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), precisou se reinventar e encontrar
novos nichos para superar a crise e voltar a crescer no mercado.
É o que afirma Thiago Salvador, consultor,
palestrante e mentor de óticas brasileiras. Ele aponta que, os gestores e
empresários do varejo óptico precisam apostar em inovação para chamar a atenção
do consumidor. “Assim, consequentemente, a ótica vai manter as vendas em tempos
de Covid-19, prospectando e mantendo os clientes. Uma dica é encontrar novos
canais de venda, como atendimento online. Na minha opinião, o varejo é um
mercado que continua em expansão no Brasil, e mesmo na pandemia, continua
crescendo. Já que as pessoas estão cuidando mais da saúde visual, por conta
desses novos hábitos adquiridos no isolamento social, entre eles, a leitura”,
diz.
Segundo Salvador, para os estabelecimentos se
destacarem no varejo óptico, é necessário fazer a venda do valor agregado, ou
seja, mais do que vender um óculos e uma lente para o consumidor, é vender o
benefício de comprar esses produtos e ainda oferecer algum outro tipo de
produto que vai ajudar a melhorar performance dos itens, entregando uma boa
experiência para o consumidor. “Outro diferencial é o treinamento de equipe.
Eles precisam entender que todo fechamento é uma nova venda. Além disso, a
ótica precisa estar à frente das concorrentes, trazendo novas soluções
inovadoras para os seus consumidores, seja como brinde no final de uma compra
ou como venda”, indica.
Para o consultor, um exemplo disso, é de um
produto desenvolvido em meio à pandemia que está sedo muito importante para o
mercado óptico para trazer o consumidor de volta para as lojas, além de um
grande alavancador de vendas em todo o país. Trata-se de uma flanela com
tecnologia antiembaçante da marca Outfog, empresa que oferece soluções
inovadoras para o dia a dia das pessoas em tempos de Coronavírus. “O uso de
máscara é um importante aliado desse período, entretanto, para quem usa óculos,
é um pouco desconfortável, já que as lentes embaçam. Então, poder contar com
uma solução que veio para ajudar tanto o consumidor, como os empresários donos
de ótica, para aumentar o faturamento”, comenta Salvador.
Hoje, a flanela já movimentou cerca de R$ 14
milhões de reais em óticas. Para o consumidor, o item trouxe uma solução
imediata, podendo encontrar o produto em qualquer lugar do Brasil. “A
distribuição para o mercado nacional foi muito rápida e isso deu mais segurança
para os empresários, que para continuar crescendo, precisam continuar
acreditando nessas empresas inovadoras, como é o caso da Outfog”, afirma Salvador.
Inovação no mercado óptico
Uma ótica que está apostando na venda de soluções
inovadoras para seus clientes, é a Ótica Foco, de Curitiba, no Paraná. Ademir
Bento Junior, gestor da ótica paranaense, conta que a flanela, por exemplo, foi
uma oportunidade para sair do convencional, de somente vender a armação e a
lente para seus clientes. “A gente percebia que quando o cliente estava
provando as armações, os óculos embaçava e a pessoa ficava desconfortável,
então, a flanela foi uma maneira de ajudar o nosso consumidor usar a máscara
com ainda mais conforto, tanto dentro da loja, como no seu dia a dia”, revela
Junior.
Junior explica que a ótica atua alguns anos com
delivery, e no período de pandemia esse canal cresceu e a flanela impulsionou
esse serviço durante o isolamento social. “Nós percebemos que as pessoas se
interessavam pela flanela e armações, mas, tinham o receio de sair de casa, por
medo de se infectar. Então, com a comercialização desse produto, ela ajudou no
crescimento desse canal de venda e no volume de vendas e faturamento da ótica
Foco”, comenta.
Por fim, o gestor da ótica avalia que a flanela
chegou para solucionar um problema que surgiu com a pandemia, que foi o
embaçamento das lentes. “E hoje, praticamente todo usuário de óculos que vai
colocar a máscara para sair de casa, sofre com as lentes embaçadas. Então, a
flanela é extremamente importante para o período atual e no pós Covid-19”,
conclui Ademir.
Sobre a flanela Outfog
A flanela Outfog possui compostos orgânicos que
favorecem a formação de um filme sobre a lente que altera a tensão superficial
da água, quebrando assim as microgotículas que causam o embaçamento.
Recomendada para óculos de grau, óculos de sol, óculos de natação, visor de
capacete, vidro de carro e óculos de snowboard, a flanela antiembaçante possui
boa aderência na lente por até 36 horas, e pode ser utilizada por até 500
vezes. Saiba mais em https://www.outfog.com.br/