O segmento de beleza e estética é uma das áreas mais sensíveis à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Os profissionais do setor estão se reinventando para amenizar as perdas desse período.
Hélio Moura e Rogério Deola, sócios do HIMBA
O HIMBA no início do mês de novembro comemorou seu primeiro ano, com todas as adversidades, foi a frente e tem histórias neste primeiro ano de sucesso, vamos saber mais sobre esta marca, com que desponta no mercado da beleza, em um bate - papo com sócio Hélio Moura.
Hélio Moura, hair designer
Conte um pouco da história do HIMBA neste 1 ano, como foi idealizado e até aqui?
HM: Este ano tem se mostrado cheio de surpresas, nascemos em um momento onde tínhamos em mente que seria o início da retomada na economia nacional uma vez que a mundial estava reencontrando seu curso, mas mal sabíamos nós o que estava por vir, e a pandemia chegou e mostrou que não existe previsão ou melhor, que por mais previsões que se possa fazer elas ainda não passa de especulação e o show da vida é feita de improvisações e reajustes.
Falando assim parece que não devemos mais planejar, não é isso, devemos sim saber onde queremos chegar, mas precisamos também saber contornar as adversidades que surgem ao longo do caminho e foi o que fizemos e estamos fazendo.
HIMBA é uma marca que tem como princípio que a beleza única está na essência singularidade de cada pessoa, como você descreve?
HM: A beleza é, e sempre será subjetiva aos olhos de quem a percebe, portanto olhar para si próprio e enxergar-se belo independente de rótulos imposto pela sociedade é um desafio.
Ela é essencial e está em uma atitude, em um gesto de solidariedade um ato amoroso ou em um corte de cabelo, em um design inovador de um carro basta você a perceber.
Para os Himba por exemplo, a beleza é visto como algo sagrado.
Qual foi a atitude do HIMBA, no momento da crise ? sabemos que apesar do impacto na ampla maioria dos estabelecimentos, apenas 4% assinala ter feito demissões, devido ao fato do recrutamento da mão de obra no segmento não implicar em vínculo empregatício.
HM: Manter a calma, acredito que tenha sido o ponto crucial naquele instante.
Com a calma conseguimos compreender e enxergar as oportunidades que o momento nos apresentou, e o fato que o nosso setor conta com a maior parte da equipe empresas parceiras(MEI) prestadores de serviços e não com vínculo, facilitou a manutenção daqueles que possuem.
E o bom relacionamento com todos os credores nos deu o alívio necessário para seguirmos em frente.
Considera importante que os empreendedores estejam antenados com o que tem de novo no seu setor, focando sempre em inovação?
HM: Sem dúvidas, nos últimos anos tivemos uma crescente muito grande do nosso setor principalmente com o fortalecimento de marcas nacionais e fazendo com o conhecimento estivesse mais próximos de nós profissionais e nos últimos meses esse avanço tornou-se mais evidentes ainda, pois passamos a ter acesso a esses conhecimentos através de plataformas de ensino EAD, tornando nossa capacidade de inovação ainda mais rápida.
Com a pandemia além de todos os cuidados de prevenção e de limpeza do ambiente de trabalho seguindo as medidas das autoridades de saúde, quais outras ações o Himba tem investido?
HM: No acolhimento, no bem estar, na simplicidade.
Víamos de um momento onde tudo é feito as pressas contando os minutos para iniciar e terminar um procedimento, no Himba buscamos cuidar para que o ponto alto seja desde o início do atendimento até o final.
Investir e reforçar as redes sociais com a produção de vídeos interativos e extrovertidos, são novas ações para atrair seu cliente?
HM: Acredito que tentar gerar igualdade e forma é o mais importante, as vezes isso é feito de maneira extrovertido e outras vezes não, mas produzir um conteúdo relevante é a chave de maior alcance de clientes.
Quais os serviços que hoje a mulher, seu público feminino ,está mais exigente?
HM: Saúde esse é o serviço mais vendido dentro salão, e ele é representado pelos gráficos em forma de corte de cabelo e tratamentos realizados através do Cronograma Capilar Himba.
E sobre cabelos ? Quais as novidades do mercado ?
HM- O mercado está sempre em constante evolução e somos atentos aos sinais dados tanto por parceiros como por clientes, mas uma tendência que ainda está em fase de maturação mas logo veremos com mais força será mechas Animal Prints, sem contar nos cabelos coloridos que já vem fazendo a cabeça dos mais ousados a algum tempo, mas que só agora ganhou força total.
Por Hélio Moura
Long layers
Por Hélio Moura
Blunt Cut
Cronograma Capilar
Aparelho ozonioterapia capilar
HIMBA tem espaço para estética e Spa dos pés, é uma proposta diferente?
HM: Possuímos além de cuidados capilares um olhar para o corpo e pés do nosso público, contamos com uma estética completa que atende aos cuidados corporal e facial com procedimentos não invasivos e o hidro spa dos pés que foi desenvolvido com manobras que confere além de embelezamento um relaxamento e alinhamentos nos pontos sensoriais, com auxílio de cromoterapia, torna uma opção de relaxamento e bem estar no meio do agito da cidade.
Qual a mensagem que vocês deixariam para novos empreendedores, pós enfrentar esse novo momento?
"Ele não sabia que era impossível portanto foi lá e fez" Albert Einstein
Mantenha-se firme aos seus propósitos, saiba que a vida é feita de momentos e todos eles são importantes e o sucesso não é onde você chegou mas sim como foi que chegou, porque quando chegar ao destino alguém pode lhe perguntar o que foi que vistes ao longo do caminho.
Então não queira que tudo passe rápido, entenda que tudo é necessário e de a volta nos obstáculos que a vida te oferece pois vivemos em um mundo vasto de oportunidades.
Elas podem ser positivas ou negativas, tudo depende de como estamos vibrando, apenas saiba onde tu queres chegar e não desista de nada que lhe seja importante.
Serviço: Himba
https://www.instagram.com/nossohimba/
Rua Frei caneca 17
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Florianópolis SC