O incentivo da indústria para o ato de comprar, já não basta, e os
consumidores passaram a desempenhar um novo papel neste novo modo de consumo. É
necessário que as indústrias desempenhem seu papel social e passem a analisar
sua importância neste novo mundo. Princípios como o da dignidade e da boa fé
empresarial e, principalmente, o da função social, passam a serem norteadores
deste novo tempo.
Na Altenburg estes princípios sempre foram indicadores de uma boa
gestão. “Sempre buscamos em nossas ações sociais projetos que desenvolvam a
educação, o bem-estar e a saúde pública, e isto tem se intensificado neste
ano”, ressalta Tiago Altenburg, diretor de marketing da empresa.
Com base nessa busca, três projetos se destacam no final de 2020.
Anualmente o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria de Joinville, tem
realizado o projeto Anjos de Natal, onde pessoas físicas ou jurídicas através
de doações compram bolas de tamanhos e cores diferentes (rubi, ouro e prata),
para enfeitar duas árvores de natal, uma exposta no hall na recepção do
hospital e outra externa com seis metros de altura, com o nome dos
patrocinadores. O objetivo deste ano é a compra de um Respirador Trilogy 100,
para a UTI Pediátrica; o hospital atende mensalmente cerca de nove mil crianças
e adolescentes em tratamento de câncer.
Outra entidade beneficiada é a Cidade Escola Ayni, cujo objetivo é
ser uma escola-modelo que inspira e encoraja pessoas e poder público a adotar
uma nova forma de ensino. Com uma concepção diferenciada, onde crianças e adultos
são livres para se expressar e descobrir o seu potencial, trabalhando
competências com responsabilidade, o propósito é viver de doações, pois não há
a cobrança de mensalidades e, também, são oferecidos cursos de vivencias,
palestras e aulas a professores voluntários.
A Altenburg é parceira desde 2018, onde lançou uma coleção Premium
Kids Altenburg com edredom, jogo completo de lençol com elástico, fronha e
travesseiro, as estampas além de divertidas, brilham no escuro e com ação
antimicrobiana. Na embalagem do produto, consta a informação de que o
consumidor ao adquirir o produto da linha Ayni, parte do valor será destinado a
Escola. Ao comprar a coleção acompanha um livro de história “Os quatro amigos e
a árvore encantada”, uma narrativa de amizade e cooperação com foco em
sustentabilidade, ensinando as crianças respeito, amor à natureza e trabalho em
equipe de forma lúdica e cheia afeto.
Em São Paulo, a Altenburg também será parceira do Mitzvah Day, que
acontece pelo segundo ano consecutivo, que mesmo por conta da pandemia, será
realizado o evento de forma diferenciada para que as pessoas que estão em
situação de fragilidade possam ser ajudadas. O projeto que é encabeçado pelo
Pe. Paulo Leandro da Silva ajuda pessoas em situação de rua com kits de higiene
e é aí que a Altenburg entra com a doação de toalhas de banho. Ainda em SC,
estado sede da empresa, a Altenburg tem realizado diversas ações de apoio à
comunidade.
“Acreditamos que desta maneira, as modernas organizações cumprem
seu papel social e ajudam a tornar o mundo mais humano e este é nosso papel
aqui na Altenburg”, finaliza Tiago Altenburg.
Sobre a Altenburg:
A empresa familiar catarinense está perto de completar 100 anos de
atuação no mercado e é uma das maiores indústrias têxteis do país. Atualmente é
a maior produtora de travesseiros da América Latina, gera cerca de 1,7 mil
empregos diretos, em três plantas no Brasil e uma no Paraguai, estando presente
em mais de 7 mil pontos de venda. A Altenburg mantém um sólido compromisso com
o consumidor, com foco em design, conforto e qualidade, levando mais de 1,2
milhões de produtos às casas dos brasileiros e de toda a América Latina. Também
comercializa seus produtos em 13 lojas próprias e no
e-commerce www.altenburg.com.br.