Blog Top Society - Karla Cruz

Mês dedicado à saúde dos homens se aproxima e urologista alerta para cuidados com o câncer de próstata

29/10/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4323_post_15.jpg
A prevenção e os cuidados dos homens em relação ao câncer de próstata são os principais destaques da campanha Novembro Azul. Com a detecção precoce, as chances de cura e da manutenção da qualidade de vida são grandes. De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
 
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com idade superior aos 50 anos de idade realizem o PSA e o exame do toque retal anualmente. Homens com fatores de risco (raça negra/ história familiar de câncer de próstata) devem se antecipar e realizar os exames a partir dos 45 anos de idade.
 
Cerca de 20 a 30% dos homens são diagnosticados através dos exames como toque retal ou o PSA, que é um exame de sangue. A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, fase de desenvolvimento da doença e expectativa de vida. No caso de tumores de baixa agressividade, há opção da vigilância ativa com o qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença.
 
Em alguns casos, a tecnologia é uma grande aliada. A cirurgia robótica atua para atender pacientes que precisam passar por procedimentos mais delicados, unindo tecnologia e conhecimento médico na busca por desfechos clínicos positivos. Tem demonstrado muita eficácia nos procedimentos cirúrgicos em que os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado e suas estruturas adjacentes, como, por exemplo, no tratamento do câncer de próstata.
 
“A cirurgia tem como benefícios uma maior precisão, menores cortes, diminuição da dor, menor uso de medicações analgésicas, menores chance de complicações pós-cirúrgicas e uma rápida recuperação do paciente com retorno precoce às atividades cotidianas.” Afirma o urologista Vicente Codagnone Neto.
 
O câncer de próstata pode não apresentar ou apresentar poucos sintomas em sua fase inicial. Por isso a importância do acompanhamento com seu médico a fim de realizar a detecção precoce da doença. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos e sintomas urinários como jato urinário fraco e sangramento. Portanto, não deixe de procurar seu médico.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página