Blog Top Society - Karla Cruz

Procedimento cardíaco inédito chega a Blumenau (SC)

20/10/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4253_post_6841.png
A fibrilação atrial é o tipo mais comum de arritmia cardíaca. A transmissão irregular dos impulsos elétricos que coordenam as batidas do coração faz com que o músculo acelere repentinamente. Com o tempo e sem o tratamento adequado, o risco é uma insuficiência cardíaca ou a formação de coágulos que podem gerar um infarto ou AVC.
 
Além da descoberta precoce, alguns pacientes precisam de um procedimento chamado de ablação da fibrilação atrial. Minimamente invasiva, a técnica congela ou cauteriza uma pequena parte do coração que está ocasionando o problema. E a partir de agora é possível que ela seja realizada em Blumenau (SC).
 
Cardiologista da Cardioprime e responsável pelo procedimento, Andrei Lewandowski comenta que a ablação de fibrilação atrial é uma metodologia bastante específica e que pode dar mais qualidade de vida para quem sofre da doença. “Assim como todas as questões relacionadas à saúde, o diagnóstico precoce é fundamental. Mas certamente técnicas contemporâneas como essa são responsáveis por trazer uma outra perspectiva de futuro para os pacientes”, comenta.
 
Andrei Lewandowski é cardiologista, especialista em terapia intensiva e também em eletrofisiologia clínica invasiva. A Cardioprime é especializada em saúde cardiovascular e responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina.
 
Fatores de risco e sintomas para fibrilação atrial
 
Manter uma rotina saudável e a qualidade de vida são as principais atitudes para prevenção de problemas cardiovasculares. Não é diferente com a fibrilação atrial. Tabagismo, sedentarismo, sobrepeso e consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem desencadear ou gerar o problema. No caso da doença, apneia do sono ou ronco, diabetes, hipertireodismo e estresse tendem a piorar o prognóstico.
 
A descoberta da doença é feita através de exames como o eletrocardiograma. Por isso é fundamental realizar o acompanhamento com o cardiologista periodicamente.
 
Os principais sintomas da fibrilação atrial são: palpitações no coração (que podem durar de segundos a semanas), quedas de pressão, fadiga, falta de ar, desmaios, enjoos e vertigem.
 
Sobre a Cardioprime
 
Fundada em 1992, a Cardioprime é um dos centros mais avançados em atendimento cardiológico do Sul do Brasil. São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologista e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção.
 
Responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica, a Cardioprime tem nível de Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que audita serviços em saúde.
 
Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página