Em uma
nova dinâmica, os profissionais viram a sua rotina se transformar, então
perante tantas mudanças no sistema de trabalho, em que muitas empresas aderiram
ao home office, algumas ferramentas são imprescindíveis para uma melhor gestão
do tempo, que favoreça a produtividade e não prejudique a qualidade de vida.
Números
do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelam que 20,8 milhões de
brasileiros têm a possibilidade de fazer o home office ou teletrabalho, o que
equivale a 22,7% dos postos de trabalho. Embora seja uma opção estratégica
diante do cenário, um outro estudo apontou que a mudança repentina para esse
formato trouxe alguns desafios.
Segundo
pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 67% das empresas
tiveram dificuldades iniciais para implantar o home office. Entre os obstáculos
apontados, citaram a falta de familiaridade com as ferramentas de comunicação e
o comportamento dos colaboradores quanto ao acesso em ambientes virtuais,
dentre outros. Ainda assim, 50% das 139 empresas brasileiras de pequeno, médio
e grande porte entrevistadas afirmaram que a nova experiência de trabalho
superou as expectativas.
Neste
contexto desafiador e de tantas adaptações, para auxiliar os profissionais a
manterem a eficiência no trabalho remoto, a Câmara de Comércio e Indústria
Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove, no dia 20 de outubro (terça-feira), a
partir das 10 horas, o webinar "Gerenciando o Home Office: Produtividade e
Qualidade de Vida no Trabalho em Casa".
O evento
será ministrado pelo palestrante e escritor Alan Sant’Anna, que adianta algumas
dicas para quem quer manter a produtividade. A começar pelos ajustes de
estrutura física (desde a cadeira à infraestrutura de tecnologia), rigor e
disciplina nos horários, acordos com os familiares sobre horários de trabalho,
com controle de interrupções e acesso ao local, também é importante ter uma
rotina de atividades físicas.
Sobre
as vantagens e desvantagens do home office, um dos temas que será abordado, o
palestrante afirma que dependerá muito da natureza da atividade profissional.
“Entre os benefícios estão a economia de tempo e dinheiro e ainda a redução dos
riscos com deslocamentos. Por outro lado, as desvantagens envolvem a redução da
qualidade de interação, já que não há substituto perfeito para o contato
presencial. Além disso, há o risco de aumentar o estresse e conflitos com
membros da família por conta da convivência prolongada”, relata.
Quanto
à gestão do estresse e técnicas para controlá-lo, outro assunto a ser discutido
no webinar, Sant’Anna comenta que as pressões psicológicas do confinamento, o
medo da doença, as restrições à atividade econômica e a própria mudança na
forma de trabalho tornam necessário o envolvimento das equipes em programas de
gerenciamento de estresse. “São programas simples que demandam disciplina em
sua aplicação, mas que podem efetivamente proteger a saúde mental e a
produtividade das pessoas”, acrescenta.
Organize
o seu tempo de forma estratégica
E aí,
o volume de tarefas aumentou? O palestrante traz dicas para uma gestão eficaz
do tempo:
1) Defina claramente seus objetivos:
Clareza de intenção é poder. Uma das formas mais efetivas de poder pessoal é
saber exatamente o que se quer. Escolha com inteligência e sabedoria e não mude
de ideia a todo o momento. Mantenha o foco.
2)
Lembre-se diariamente dos objetivos traçados: Mantenha seus
objetivos em mente. Lembre-se sempre deles, para que suas decisões estejam em
sintonia. Escrevê-los todos os dias é uma forma de fazer isso.
3)
Planeje seu dia, semana, mês, ano, vida: Faça planos por escrito.
4)
Siga os planos: Tenha compromisso, disciplina e determinação
para seguir seus planos, sem desculpas, justificativas ou explicações.
5)
Termine o que começou: Conclua as tarefas iniciadas, a não ser
que existam motivos muito fortes para não fazer isso. Precisamos de mais
pessoas que começam e terminam suas missões.
Webinar
AHK Paraná: "Gerenciando o Home Office: Produtividade e Qualidade de Vida
no Trabalho em Casa"
Data:
20 de outubro 2020 (terça-feira)
Horário:
Das 10h às 11h15
Local:
On-line e gratuito (Via Zoom)
Inscrições:
https://bit.ly/349bg4f
Sobre
a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da
promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha
e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos
econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
(AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e
Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.
Fundada
em 1972, a AHK Paraná integra uma rede composta por mais de 140 Câmaras
binacionais alemãs em 92 países ao redor do mundo que trabalham em prol do
fomento profissional de seus associados e no estímulo ao networking entre
diferentes organizações. Com foco no desenvolvimento do Paraná, a AHK Paraná
está entre as cinco melhores e mais completas câmaras bilaterais do Brasil e
agrupa empresas de capital ou know-how alemão e companhias brasileiras
instaladas no estado com interesses na Alemanha.