Blog Top Society - Karla Cruz

7 razões para beber água no dia a dia

30/09/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4105_post_12743.jpg
Mais de 60% do corpo humano adulto é constituído por água. A água é o principal componente das nossas células e o organismo depende dela para todas as funções, da digestão à proteção ao cérebro, além de exercer um papel importante na eliminação de substâncias tóxicas através da urina, composta 95% por água.
 
No Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e à conscientização sobre a saúde da mulher, o urologista Sérgio Augusto Skrobot, de Blumenau, explica por que beber água é importante para o corpo feminino. Elas têm, por exemplo, 50 vezes mais chance de ter infecção urinária do que os homens.
 
E qual é a quantidade ideal de água que devemos beber? Existe uma noção geral de que precisamos ingerir em torno de dois litros de água por dia, mas o mais importante é a quantidade de líquido que perdemos principalmente pelo suor e pela urina. “Uma dica simples é observar a coloração da urina: ela deve ser clara, o que é um sinal de hidratação eficiente”, esclarece.
 
Veja a seguir sete motivos apontados pelo especialista para jamais dispensar a companhia da garrafinha de água:
 
1.  Combate a infecção urinária
Beber água é muito importante para prevenir as infecções urinárias, mais frequentes nas mulheres. A infecção urinária é causada por bactérias que existem entre a vagina e o ânus. A complicação ocorre quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo chegar aos rins. Ingerir líquido e urinar com frequência ajudam a preservar o trato urinário.
2.  Previne o cálculo renal
Beber líquido em abundância deixa a urina menos concentrada e previne a formação de cálculo renal, a conhecida pedra no rim. Estudos apontam um aumento de até 30% nos atendimentos de cálculo nos meses quentes, quando perdemos mais líquido pela transpiração.
3.  Faz o rim funcionar melhor
Os rins são responsáveis pela formação da urina, líquido que tem 95% de água em sua composição e serve para eliminar resíduos inúteis para o organismo. Juntos, os dois rins processam cerca de 200 litros de sangue e produzem, em média, dois litros de urina por dia.
4.  Ajuda nas crises de enxaqueca
As crises de enxaqueca são três vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens. E a desidratação é uma vilã, pois diminui o fluxo sanguíneo e de oxigênio ao cérebro. Beber água ajuda a prevenir.
5.  Deixa a pele e os cabelos mais bonitos
Ingerir água é o método mais eficaz para evitar o ressecamento e a descamação da pele, pois a melhor hidratação é a que ocorre de dentro para fora. O mesmo ocorre com a raiz do cabelo, que precisa de água como hidratante natural.
6.  Regula a temperatura corporal
Quando fazemos exercícios ou quando está calor, o organismo libera água pela transpiração para regular a temperatura e evitar alterações térmicas bruscas. Por isso, é importante estar sempre com a hidratação em dia.
7.  Ajuda a controlar o apetite
A sensação de saciedade também está relacionada à quantidade de água no organismo e, às vezes, confundimos as sensações de fome e de sede. Por isso, manter o corpo hidratado ajuda a controlar o apetite.
Crédito das fotos: Luane Pariz

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página