Blog Top Society - Karla Cruz

Polos de EAD criam associação para fortalecer o setor

30/09/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4101_post_350.jpg
Uma nova entidade acaba de nascer para representar um setor da economia que cresceu durante a pandemia: o ensino a distância. A Associação Brasileira de Polos de Ensino a Distância (ABPolos) foi criada para fortalecer as infraestruturas físicas de apoio ao modelo não presencial de educação. De saída, representa 151 polos de ensino a distância pelo país, responsáveis pelo atendimento a 120 mil estudantes de todas as regiões brasileiras. O polo é o local onde acontecem as etapas presenciais obrigatórias do EAD, como provas, tutoria dos conteúdos e atividades nos laboratórios.
 
“A associação surgiu para encarar os desafios do mundo pós-pandemia de modo estruturado, para que possamos atender de maneira mais próxima os nossos alunos e também as instituições de ensino, que são nossas parceiras”, explica o presidente da ABPolos, Bernardo Knabben, que dirige três polos da Uniasselvi em Florianópolis. Entre os objetivos da entidade está reforçar a importância dos polos para a formação do estudante no EAD, pois eles são o local onde se desenvolve a dimensão social. “O polo é o local onde o aluno é recebido. É imprescindível para a qualidade do ensino e fundamental para o aprendizado e a integração do estudante ao ensino superior”, destaca o dirigente.
 
Uma pesquisa divulgada em abril pelo Google apontou um aumento de 130% na busca por especialização a distância durante o período de isolamento social na pandemia de Covid-19. No período de 2009 a 2018, o ensino a distância cresceu 145% no Brasil, de acordo com o Mapa do Ensino Superior divulgado em maio deste ano. Entre os cursos oferecidos, os que mais despertam interesse dos alunos são Pedagogia, Administração e Contabilidade, e a demanda cresce nas áreas de Saúde e Engenharia. A ABPolos foi fundada para melhorar a eficiência do setor através de ações como negociação coletiva com fornecedores e profissionalização da gestão dos polos. Além da promoção de cursos e seminários, está prevista para o primeiro semestre de 2021 a realização do 1º Congresso Brasileiro dos Polos de Ensino a Distância.
 
Regulamentado há 14 anos no Brasil, o EAD no ensino superior já supera em oferta de vagas o método presencial, impulsionado por mensalidades com preços atrativos, avanço da tecnologia de conectividade, economia com transporte, comodidade e flexibilidade de horários. De acordo com o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018 foram oferecidas 7,1 milhões de vagas a distância, contra 6,3 milhões de vagas presenciais – 13% a mais. Os números de 2019 ainda não foram divulgados pelo Inep.

Crédito da imagem: André Maia

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página