Palco Virtual, edição Cenas em casa, aproxima ainda mais escola e alunos e incentiva a cultura mesmo em tempos de pandemia. Além disso, o projeto desenvolvido pelo Sistema de Ensino Energia cria uma prévia para a tradicional Noite de Aplausos, realizada há 24 anos pela escola.
Para quem é ou já foi aluno do Sistema de Ensino Energia, a tradicional Noite de Aplausos sempre foi um marco. Agora, em 2020, ela tem um novo formato nesta época de mudanças e pandemia. Os aplausos, momentaneamente, agora serão restritos e as apresentações de dança, os musicais e as manifestações teatrais terão outra forma, mas não menos atrativas e empolgantes.
Segundo a professora e coordenadora desta edição, Lorena Campos, que conta também com a curadoria dos alunos do terceirão e dos ex-alunos do Sistema de Ensino Energia, esse novo projeto, intitulado Palco Virtual, é uma prévia, um aquecimento para o tradicional projeto já desenvolvido pelo colégio, onde os alunos foram desafiados a montarem seus shows e os espetáculos, devem acontecer via plataformas digitais, em quatro temas propostos para este ano. A professora Lorena reforça que tudo está sendo pensado para acontecer com o mesmo brilho dos anos anteriores.
Para os alunos do ensino médio, a 24ª edição tem como tema Shakespeare, Cinema Clássico, Teatro Nacional e Musicais da Broadway. Os trabalhos dos estudantes iniciaram cedo com a escolha dos repertórios, a atualização dos diálogos para uma época mais atual e a produção do vestuário e cenários serão adequados àquilo que os alunos possuem em casa.
“O Palco Virtual surgiu com o intuito de movimentarmos os alunos do ensino médio e, com a impossibilidade de ensaiarmos juntos, trouxemos a reflexão sobre por que não ensaiar em casa, explorar os talentos. O projeto terá a duração de dois meses, com um novo desafio a cada 15 dias, durante os meses de junho e julho”, explica Lorena.
Nesta primeira etapa serão escolhidos os melhores trabalhos e que automaticamente já estarão classificados para a Noite dos Aplausos. “Isso ainda deverá ser programado, pois dependemos da transição da pandemia. Um júri técnico e artístico composto pelos ex-alunos e alunos do terceirão elegerão os melhores trabalhos, levando em consideração as seguintes categorias: interpretação, trilha sonora, cenário e figurino”, explica a professora.
Confira a participação e a produção dos alunos no instagram @suaenergia.