Blog Top Society - Karla Cruz

ARTISTAS VISUAIS DE JOINVILLE SE UNEM NO COMBATE À COVID - 19

12/05/2020    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/3190_post_2940.jpg

A partir desta semana inicia em Joinville, o projeto colaborativo “Arte na Quarentena”, onde um grupo de artistas visuais joinvilenses se uniram através da sua arte, para levar um pouco de solidariedade e carinho para as comunidades periféricas da cidade. Durante um mês, obras de arte produzidas um pouco antes, e durante o período da quarentena, serão comercializadas no site euearte.com.br, tudo o que for arrecadado com a vendas das obras, será revertido para aquisição de produtos de higiene, insumos e material de limpeza, visando assim amenizar a desigualdade e muitas vezes a falta de atendimento dessas comunidades mediante a pandemia do coronavírus e a Covid 19. Especialistas afirmam que a doença Covid 19 terá um impacto mortal nas áreas sem saneamento básico e onde a oferta de serviços de saúde é mais escassa.
img/topsocie_blog/3190_post_1414.jpg
Com curadoria e produção de Rodrigo Domingos e apoio da Voük Comunicação, RD Comunicação, Galeria Virtual Eu E Arte, Atêlie Coletivo Gisele Borges, Funcionárias e Conecta Projetos da ACIJ, o grupo pretende entregar tudo o que for arrecado e convertido, para a Associação dos Moradores do Bairro Itinga (AMORABI), os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari, e também para as entidades cadastradas no “Conecta Projetos” da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), que conecta projetos às empresas, mobilizando recursos para a transformação social.
img/topsocie_blog/3190_post_6073.jpg
Antes mesmo de iniciar oficialmente a campanha, o coletivo já conseguiu arrecadar 1000 frascos de álcool em gel, produzidos pela Catarinense Pharma, além de máscaras de pano, produzidos pela marca Funcionárias, que é especialistas em resignificar materiais têxteis que não são mais utilizados, gerando impacto sócio ambiental, através do feito a mão e com o coração.
 
img/topsocie_blog/3190_post_8465.jpg
AMORABI- Associação de Moradores do Bairro Itinga e os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari
 
img/topsocie_blog/3190_post_14713.jpg
Em 17 de maio de 1981, um grupo de moradores do bairro Itinga decidiu criar uma Associação de Moradores com o objetivo de reivindicar melhorias para o bairro. Na época as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores eram: a regularização dos loteamentos, a falta de saneamento básico, posto de saúde, escola, linha de ônibus, posto policial, telefone público, entre outros. Assim surgiu uma das primeiras Associações de Moradores de Joinville, a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI.
img/topsocie_blog/3190_post_13113.jpg
Em 2019, a Amorabi completou 38 anos de existência desenvolvendo continuamente atividades comunitárias divididas em sete departamentos, com ênfase para: Educação, Assistência Social e Cultura.
img/topsocie_blog/3190_post_1607.jpg
O departamento de Educação da Amorabi iniciou suas atividades em 1992. No ano anterior a Associação havia recebido a doação de um terreno de 110 m², com uma casa, da Senhora Juliana de Carvalho Vieira, professora aposentada da comunidade. Ação que veio a beneficiar um grande número de famílias do bairro que, por falta de um CEI na região, deixavam suas crianças sozinhas em casa enquanto trabalhavam. Através de campanhas e eventos comunitários foram arrecadados recursos para o mutirão de reforma do espaço. Durante seus 17 anos de funcionamento o CEI já atendeu mais de 2.400 crianças, de 0 a 6 anos.
img/topsocie_blog/3190_post_4382.jpg
O departamento de Cultura foi criado em abril de 2000, com o início do projeto Sextas Alternativas, hoje conhecido como Alternativas. O projeto nasceu da parceria da Amorabi com o Grupo Cultural Itinerante (grupo formado por artistas moradores do bairro) e seu primeiro objetivo é promover Arte e Cultura no bairro. Assim, há 19 anos a Amorabi através de alternativas trás à comunidade apresentações artística totalmente gratuitas. Com o sucesso deste projeto outras iniciativas culturais foram realizadas: quatorze Mostras de Talentos, quatro Mostras de Teatro, Projeto Curta nos Bairros (2007), Ciclo de Leituras Dramáticas (2007), Cursos de: Teatro (desde 2008), Street Dance (2009), Dança de Salão (2008), Violão e a criação do Grupo Teatral da Amorabi.
img/topsocie_blog/3190_post_1870.jpg
img/topsocie_blog/3190_post_8814.jpg
 
Relação de Artistas
Anderson Alberton – @sodeleve
Andressa Corrêa - @andressacorreafotografia
Andrey Roca - @andreyrocaart
Bilbo - @brunobilbo
Camila Rosa - @camixvx
Daniel Machado - @fotografodaniel
Denise Schlickmann - @deniseschlickman
Fox Malinoski - @foxmalinoski
Gabriel Silva - @gabstorm
Gisele Borges -  @giseleborgesceramics
Gôri - @i.gor.i
Heloisa Steffen - @heloisasteffenceramica
Irmãos Feitosa - @irmaosfeitosa
Jackson Nessler - @jacksonnessler
Jan M.O - @jan.m.o
Jonca  - @jonca1455
Juliana Rossi - @julirossi.art
Luciane Sell - @lucianeselldasilva
Marc Engler - @marcengler
Marcia Lepage - @malepage
Márcio Paloschi - @marciopaloschi.av
Mariê Balbinot - @mariebalbinot
Mathias Albert - @mathiasalbert
Paulo Agostini - @pauloagostini
Pedro Holderbaum - @pedroholderbaum
Renata Lepage -  @lepage_photo
Rita Camanho - @camanhorita
Rodrigo Madruga - @soumadruga
Ronaldo Diniz - @ronaldo.diniz.353
Rosilene de Souza - @rhosilenesouza
Thaiz Zafalon - @tttzafalon_
Wagner  Herbst Padilha - @w.h.p.arts
Wesley Satiro - @wesleysatiro
Vitória Caroline -  @kaia.kaiala
 
SERVIÇO
O quê: Projeto “Arte na Quarentena” – A arte salvando vidas
Duração: Campanha entra no ar no dia 12 de maio - terça-feira
Vai até o dia 12 de junho – Sexta-feira
Vendas das obras pelo site:  http://www.euearte.com.br
Instagram: @arte.naquerentena   

 
Mais informações
 
Conecta Projetos – Luciana Marotto Homrich
Telefone: 47 9243 2005
 
AMORABI
Endereço: Rua dos Esportistas, 510 - Itinga
Telefone: (47) 3465-2075
Instagram:  @amorabi_itinga
 
Rodrigo Domingos- Produção e Assessoria de comunicação
Telefone: 47 99612 3517
Instagram: @domcomunica

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página