Blog Top Society - Karla Cruz

Prefeitura de Lages declara situação de emergência e proíbe o desperdício de água no município em decorrência da seca

11/05/2020    Karla Cruz

img/topsocie_blog/3177_post_7136.png
Em decorrência da falta de chuvas que está castigando todo o estado de Santa Catarina, o prefeito Antonio Ceron assinou na tarde desta sexta-feira, 08 de maio, os Decretos n° 17.994 e 17.996.   O primeiro declara situação de emergência em decorrência da seca que atinge o município e, o segundo, proíbe o desperdício de água em Lages.

Esta é considerada a maior seca na Serra Catarinense dos últimos 70 anos e a previsão é de que haverá pouca chuva nos próximos meses. A situação é preocupante, principalmente, diante do quadro de enfrentamento à Covid-19 (novo coronavírus). Por isso, o uso racional de água deve ser encarado com responsabilidade e seriedade por todos.

O Decreto n° 17.996 proíbe o a utilização de água para abastecimento e substituição de água de piscinas, a utilização de lava jatos de uso doméstico, lavagem de veículos em geral, fachadas, calçadas, pisos, ruas, muros, vidraças, telhados e similares, bem como a rega abusiva de plantas, jardins, canteiros e afins. Com exceção de casos em que o uso da água seja indispensável para a segurança pública ou para a saúde, especialmente nas ações de combate à Covid-19 e as situações de atividades comerciais, como lavação de veículo, em que se utilize hidrojato/lava a jato, desde que esta seja a única fonte de renda do empreendedor.

O desperdício de água pode ser denunciado à Fiscalização de Serviços Públicos por telefone: 3019-7472 ou 3019-7468, ou junto à Semasa, também por telefone: 115 ou 3221-3900, ou diretamente nos respectivos órgãos. O descumprimento deste Decreto poderá levar a aplicação de multa no valor de R$ 177 até R$ 1.770 reais, conforme o grau de desperdício.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página