Blog Top Society - Karla Cruz

Empresa catarinense produz protetores faciais com impressora 3D para prevenção ao Coronavírus

02/04/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2994_post_7691.jpg
A Wishbox Technologies, com sede em Balneário Camboriú (SC), está produzindo protetores faciais (Face Shields) por meio de impressoras 3D para o uso preventivo dos profissionais de saúde que trabalham no combate ao coronavírus (COVID-19). O primeiro lote, com 200 máscaras, foi doado para a rede pública de saúde da Grande Florianópolis.

A produção do material é feita em parceria com outras empresas e instituições catarinenses, que se mobilizam contra a doença. O protetor facial em formato de viseira produzido pela impressora 3D é diferente das tradicionais máscaras cirúrgicas, pois ela protege não só a boca e o nariz como também os olhos.

Tiago Marin, diretor da Wishbox Technologies, explica que a demanda por protetores faciais cresceu muito rapidamente devido aos casos de hospitalização pelo coronavírus, e os hospitais não estavam preparados com estoques destes equipamentos. Além disso, segundo ele, os próprios fabricantes não conseguem dar conta desta demanda.

“Nesse momento, é evidente as vantagens da tecnologia de impressão 3D. Por conta da pandemia, profissionais da saúde enfrentam a escassez de suprimentos médicos no mercado. Há exemplos no mundo todo de como as impressoras estão ajudando na fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI) e peças para manutenção de aparelhos”, afirma Tiago.

img/topsocie_blog/2994_post_3296.jpg
img/topsocie_blog/2994_post_14868.jpg
img/topsocie_blog/2994_post_8876.jpg
img/topsocie_blog/2994_post_8625.jpg

De acordo com Tiago, após a entrega do primeiro lote, a empresa de distribuir mais protetores faciais para as secretarias de saúde da região, como Itajaí e Balneário Camboriú.

“A grande importância dessa ação é evitar a infecção dos funcionários da saúde, que estão na linha de frente em combate ao coronavírus. Entendemos que devemos cumprir com o nosso papel social como empresa e sabemos que esse investimento vai chegar onde precisa, nas mãos dos profissionais”, completa.

Como é feito o protetor facial

A produção das viseiras ou máscaras faciais é feita em três etapas. A impressora 3D é responsável por imprimir a peça que é encaixada na cabeça do profissional. Ela é feita em forma de arco duplo, que separa a testa da viseira para evitar que ela embace. A Wishbox utiliza cinco impressoras da marca Ultimaker, que trabalham 24 horas por dia e conseguem produzir até 60 peças diariamente.

A segunda etapa é o corte a laser da lâmina de acetato transparente, que cobre todo o rosto. De acordo com Tiago, as lâminas foram doadas pela loja Kalunga e o corte feito pela empresa Due Laser, também em forma de doação. Ele explica que com o corte a laser a peça encaixa perfeitamente no arco impresso. Por último, as peças são montadas, incluindo o elástico que fixa a máscara na cabeça. Todo o processo de impressão, montagem e distribuição é feito pela Wishbox.

Ajuda sempre bem-vinda

Além de produzir de forma própria, a Wishbox também está divulgando de que forma os clientes podem ajudar neste momento de pandemia. A ideia é unir quem pode produzir e tem material para fornecer com quem precisa de ajuda e equipamentos de proteção, como o protetor facial.

“O Brasil já tem grande capacidade instalada de impressoras 3D, diversas indústrias usam, empresas e, inclusive, pessoas que utilizam como hobby. Todos têm capacidade de direcionar suas máquinas para produzirem esses equipamentos de forma rápida e descentralizada. Ou seja, conseguem produzir e entregar localmente, sem depender de grande logística e transporte”, afirma Tiago. Quem possui uma impressora 3D e quer colaborar, ou quem trabalha em unidades de saúde e precisa de equipamentos, pode se cadastrar nesse formulário. A Wishbox fará a ponte entre quem pode ajudar e quem precisa. 

Sobre a Wishbox Technologies

Desde 2011, a catarinense Wishbox Technologies trabalha com a venda e a distribuição de tecnologias para atender necessidades da indústria 4.0. Destaca-se no mercado por oferecer soluções e inovações na implementação da manufatura aditiva, com treinamento personalizado gratuito e suporte técnico especializado. No portfólio conta com os melhores modelos do mercado internacional de impressoras 3D desktop e robôs de telepresença. É a representante exclusiva da Ultimaker e revendedora oficial das fabricantes Formlabs, Makerbot e da Double Robot. 

Mais informações: https://www.wishbox.net.br/
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página