Blog Top Society - Karla Cruz

Entenda melhor o trabalho do Psicólogo

25/07/2015    Karla Cruz


E muito comum escutarmos das pessoas que não existe necessidade de procurar um psicólogo, pois oatendimento psicológico é igual a uma conversa com o melhor amigo. Essa ideia está completamente equivocada, por isso resolvi esclarecer o que diferencia um atendimento psicológico de uma conversa com um amigo confidente.

  • 1 – Orientações do psicólogo X Conselhos do amigo
Muitas pessoas pensam que as orientações de um psicólogo para o seu paciente são iguais aos conselhos dados pelo amigo. A fala de um psicólogo é baseada em diversas teorias psicológicas. Além disso, suas orientações são formadas a partir do seu saber sobre a personalidade, medos, frustrações e desejos do paciente. Os conselhos do amigo é fundamentado na sua experiência de vida e na sua própria personalidade.
  • 2 – Escuta diferenciada
Diferente de uma pessoa sem formação na área, o psicólogo escuta o que está nas entrelinhas do que o paciente diz e gesticula. O profissional escuta aquilo que muitas vezes o paciente não percebe que está expressando. Isso acontece devido ao conhecimento técnico e a experiência profissional.
  • 3 – Liberdade de falar
Quando se conversa com um amigo e por mais que sejam confidentes há o receio de ser julgado ou criticado. Além disso, existe o medo de que suas confidencias mais íntimas possa não ficar em segredo. Isso tudo colabora para que não se sinta tão a vontade para falar livremente. O profissional mantem a neutralidade, portanto, não julga seus pacientes e mantem em sigilo o que lhe é dito, facilitando assim que o individuo seja capaz de dizer aquilo que é difícil de assumir até para si próprio.

O que acontece na terapia

O objetivo do atendimento psicológico não é apenas falar para desabafar ou receber conselhos para resolver problemas da vida. A terapia busca um encontro íntimo do paciente com ele mesmo para que possa entender melhor e solucionar seus problemas que lhe fizeram procurar ajuda.
Conversar com o amigo é muito bom e muitas vezes nos faz sentirmos muito bem, mas ir ao psicólogo é algo que vai além das trocas de confidencias. A terapia proporciona uma reflexão sobre seus comportamentos, sobre suas escolhas, suas emoções

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página