A hipertensão pulmonar é uma doença desconhecida pela maior parte da população brasileira. Silenciosa e perigosa, pode apresentar sintomas como fadiga, dificuldade respiratória progressiva ao esforço, dor torácica, vertigem, tontura ao esforço e síncope evidente. Com o objetivo de capacitar os profissionais da saúde a respeito da doença, o Hospital Dia do Pulmão, maior complexo privado de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias do país, organiza em Blumenau o 1º Programa de Educação Continuada da instituição (PEC). Com quatro edições durante o ano, a primeira ocorrerá nos dias 13 e 14 de março, no auditório do hospital e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia a Tisiologia.
A pneumologista e investigadora principal do Centro de Pesquisa Clínica do hospital, Dra. Marina Lima, explica que serão dois dias de conteúdos específicos, com temas relacionados à hipertensão pulmonar. “Esperamos que o evento contribua para a capacitação dos profissionais da área da saúde sobre a doença, que ainda é considerada rara em nosso país. Atualmente, a falta de conhecimento além dos diagnóstico e tratamento tardios da doença são um dos principais desafios da hipertensão pulmonar”, destaca a médica responsável pelo programa.
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. A recente expansão física e estrutural do HDP, permite melhoria das acomodações e fluxos e em breve de setores e Serviços que serão destacados oportunamente.