A Modo Avião (@modoaviao.oficial) é uma marca local de t-shirts (camisetas) com estampas divertidas e que expressam a
#personalidade de quem as usa. A marca tem apenas seis meses de mercado, porém já evoluiu bastante. Seus administradores, o jovem casal André Cantoni (@andrecantoni) e Joice Morastoni (@joicemorastoni) estão em sua segunda coleção, a primeira foi um sucesso.
A Modo Avião vende suas peças pela internet através do Instagram e também em feirinhas locais, como a Feirinha da Servidão (@feirinhadaservidao) e a Feirinha da Curt Hering. Em uma destas ocasiões, uma visita especial ao estande, durante uma das edições da Feirinha da Servidão no ano passado, fez despertar no casal de empreendedores a ideia de uma proposta mais inclusiva.
Uma
#adolescente deficiente visual, moradora de Itajaí, passeava pela feirinha e acabou parando em frente à barraca da Modo Avião. A mãe, que a acompanhava, descrevia para a filha de 16 anos as frases que estampavam as camisetas da marca. André e Joice consideraram a cena um sinal. A Mari, que inspirou a ideia da marca, é
digital influencer teen, tem mais de 28 mil seguidores no Instagram, é modelo e participa de vários eventos relacionadas à moda.
O casal trabalhou bastante, procurando as técnicas corretas e produziram uma estampa em Braile. Em janeiro de 2020, as t-shirts ficaram prontas e agora serão comercializadas, sendo que, 50% do lucro da venda dessas camisetas serão revertidos para dois projetos (25% para cada um), Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região – ADVIR (@advir_itajai) e Aos Olhos de Duda (@aosolhosdaduda).