Blog Top Society - Karla Cruz

Como harmonizar o chá com pratos clássicos de Natal

21/12/2019    Gustavo Siqueira

Com o Natal (e o calor) chegando aqui no Hemisfério Sul, muita gente acaba esquecendo os chás dentro do armário, por imaginar que não teria como combinar as infusões quentes com as fartas comidas de Natal. Um grande engano!

Os chás podem, sim, ser harmonizados em diversos momentos durante a ceia e o almoço de Natal e são um ótimo aliado para evitar aqueles desconfortos típicos de quando exageramos na comilança desses dias.

Em primeiro lugar, temos de lembrar que a harmonização dos chás com qualquer tipo de alimento deve sempre respeitar uma regra básica: tem que testar antes. A harmonização dos chás é algo essencialmente empírico e, por mais que existam combinações clássicas, tudo vai depender da composição das receitas e das características específicas do chá usado. Um grande exemplo é a recomendação de beber chá preto Ceylon acompanhado dos famosos scons, uma espécie de pãozinho típico britânico. Tradicionalíssima, essa combinação pode não ficar lá muito harmônica se os sconnes estiverem demasiadamente amanteigados e/ou o chá Ceylon utilizado não tiver a adstringência necessária para o equilíbrio desses dois elementos. Assim, a ordem é sempre testar antes.

img/topsocie_blog/2255_post_5171.jpg
img/topsocie_blog/2255_post_3713.jpg
img/topsocie_blog/2255_post_7221.jpg

Como ponto de partida para essas experiências – absolutamente prazerosas – recomendamos iniciar com as seguintes combinações, a partir das diferentes variedades de chá: 
  • Chás brancos: por serem muito delicados e complexos, o melhor é que sejam apreciados mesmo sem nenhum acompanhamento.
  • Chá verdes japoneses: com peixes, alimentos fritos e alguns doces (aqueles beeemm doces).
  • Chás verdes chineses: com massas, vegetais cozidos ou grelhados, doces suaves e frutas frescas.
  • Chás oolongs: com chocolates suaves, mel e nozes.
  • Chás pretos: com queijos, carnes, embutidos, doces, geleias e alimentos bem temperados.
  • Pu Erh (chás fermentados): com alimentos muito temperados, cogumelos e alimentos bem gordurosos.
A partir dessa lista já fica mais fácil visualizar algumas combinações possíveis dentre os diversos alimentos que compõem a ceia de Natal, não é mesmo? Então, para dar mais um empurrãozinho para quem quiser iniciar essa saudável tradição de beber chá também no Natal, vamos sugerir algumas combinações de blends com as comidas típicas de uma ceia de Natal.

Os blends são mesclas (misturas) de chá com outros ingredientes – flores, frutas, especiarias, essências. Para reuniões com muitas pessoas, são uma ótima pedida para agradar a todos os paladares, mesmo aqueles que não estão acostumados a beber chá, e, portanto, garantia de sucesso para o anfitrião.

  1. Recepção: ao invés de um drink alcoólico, que tal surpreender seus convidados com um belo "drink" de chá gelado? Recomendo o super refrescante "Fresh Colada" feito com base de chá verde, abacaxi, morango e raspas de coco, que lembra muito o famoso coquetel tropical Piña Colada. Outra opção é o elegante Gracia Blend, com base de chá branco, que vai encantar a todos com suas notas doces, a baunilha e o sabor frutado. Vale utilizar as taças de champagne ou drinks para deixar tudo muito glamouroso.
  2. Entrada: escolha de muitos lares, o tradicionalíssimo salpicão é uma daquelas receitas de incontáveis variações. Além da "polêmica" uva passa, são tantos os ingredientes possíveis de ser utilizados que qualquer recomendação mais precisa de harmonização se torna impossível. Uma dica valiosa: a partir do ingrediente que mais sobressai na sua versão, buscar companheiros ideais entre as variedades de chá que listamos antes. E não tenha medo de arriscar, às vezes algo inusitado como um chá verde Sencha pode ser uma ótima opção!
  3. Pratos principais: Seja com o famoso peru natalino, o pernil, o tender e até o bacalhau, estamos falando de comidas fortes, bem temperadas, muitas vezes com alto teor de gorduras. Assim, temos que buscar chás com igual intensidade de corpo e sabor, caso contrário o sabor do chá irá "desaparecer". Por isso, uma ótima ideia é escolhermos dentre os blends de Pu Erh aqueles que mais irão harmonizar com os demais ingredientes da sua receita. Além de casar super bem com carnes e alimentos fortes, os chás Pu Erh são extremamente digestivos e, alguns dizem, um dos ingredientes secretos para a boa forma dos chineses, grandes apreciadores desse tipo de chá. Sugestões: o peru tradicional vai harmonizar muito bem com as notas de mamão e laranja do Slim Papaya. Para os que servem o pernil ou o tender, a sugestão é algo mais intenso como o Pu Erh Chai e suas notas especiadas, que coincidem com os temperos utilizados nestes pratos. Para os vegetarianos e veganos, uma ótima notícia: os sabores fortes dos cogumelos também combinam com os chás fermentados. Cogumelos recheados ao forno, por exemplo, ficam ótimos com a exuberância do açafrão e do gengibre presentes no Red Curcuma Latte.
  4. Sobremesa: Aproveitando a fartura de frutas frescas normalmente à mesa, que tal introduzir um chá verde chinês como acompanhamento? Considerado o "champagne" dos chás verdes, o Lung Ching, com suas notas suaves tostadas, casa perfeitamente com frutas como pera, pêssegos e ameixas. Para os bravos que ainda seguem com a disposição para uma sobremesa mais suculenta, sugiro recorrer à tradicional harmonização dos chás pretos com doces mais intensos, à base de chocolate, geleia e cremes. Será também a chance de perfumar ainda mais sua casa com todos os aromas natalinos presentes no Christmas Tea Black e se entregar definitivamente ao clima acolhedor do Natal.
  5. Pós-Ceia: Se ao final da noite, depois dos presentes e comemorações os convidados quiserem garantir o bem-estar no dia seguinte, que tal repetir a dose de chás digestivos? Para isso, sugerimos as versões com bases de chá verde ou chá Pu Erh da linha Christmas Teas – Christmas Tea Red e Christmas Tea Green – que possuem baixo nível de teína, ou então a versão com base de Rooibos – a Christmas Tea Rooibos –, uma infusão que não possui teína entre seus componentes.
Um ótimo Natal com muito chá!
 
Contribuição de: Victoria Bisogno e Thais Junqueira*
* Victoria Bisogno e Thais Junqueira são especialistas em chá da academia El Club del Té (www.elclubdelte.com) e produziram as dicas a convite da Tea Shop, a maior e mais especializada rede de chás gourmet do Brasil. Você encontra as mesclas citadas nas 34 lojas da Tea Shop no Brasil ou no site www.teashop.com.br
Crédito das fotos: Isadora Heimig
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página