Lançamento e roda de conversa sobre o tema acontecem no sábado dia 7 de dezembro
A Fundação Cultural Badesc recebe no sábado, dia 7 de dezembro, dois eventos gratuitos relacionados à questão dos refugiados por motivos de orientação sexual. Às 15h30 acontece uma roda de conversa sobre raça, gênero, sexualidade e imigração, que conta com a participação de pesquisadores, refugiados e Vitor Lopes Andrade, autor do livro Refúgio por motivos de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo, que será lançado na sequência.
O livro discute um tema ainda pouco abordado: imigrantes que buscam refúgio no Brasil, com a expectativa de vivenciar seus desejos afetivo-sexuais mais livremente, uma vez que tiveram que fugir de seus países de origem por conta da perseguição devido às suas orientações sexuais. A publicação trata-se de uma etnografia que interessa estudantes, pesquisadores, ativistas e profissionais das áreas de Migração Internacional e Refúgio, Gênero e Sexualidade, Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos.
O evento tem apoio do Acontece – Arte e Política LGBTI+, do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI) e do Observatório das Migrações de Santa Catarina.
Programação:
15h30: Roda de Conversa sobre Raça, Gênero, Sexualidade e Imigração, com participação de Gláucia de Oliveira Assis (UDESC), Janaina Santos (UFSC), Maria Helena Lenzi (UFSC), Ruth Anastazia Tattegrain (UFSC) e Vítor Lopes Andrade (University of Sussex)
17h30: Apresentação e lançamento do livro “Refúgio por motivos de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo”, de Vítor Lopes Andrade
Sobre o autor do livro
Vitor Lopes Andrade é doutorando em Antropologia Social na School of Global Studies da University of Sussex, na Inglaterra; mestre em Antropologia Social pela UFSC e bacharel em Relações Internacionais pela UNESP, na França.
Serviço: Roda de Conversa e lançamento do livro “Refúgio por motivos de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo”
Data: 7 de dezembro – sábado
Horário: 15h30
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC