Blog Top Society - Karla Cruz

Melhora no cenário econômico reflete na 29ª SC Trade Show

05/11/2019    Gustavo Siqueira

Foi aberta oficialmente, na manhã desta terça-feira, 5, a 29ª SC Trade Show. O evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) segue até quinta-feira, 7, no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú. Nesta edição, mais de 100 expositores lançam, em primeira mão, suas coleções para a estação outono-inverno 2020. Mais de 500 lojistas varejistas de todo o Brasil, além de importadores, e visitantes, circularão pelo evento durante os três dias.

img/topsocie_blog/1913_post_12034.jpg

O presidente da entidade, Almir Manoel Atanázio dos Santos, revela que a 29ª edição da maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina já é um sucesso desde o primeiro dia. “Tivemos desta vez um aumento de 12% de expositores e cerca de 20% a mais de clientes”. Ele ressalta que o país vive um momento de melhora no varejo, e traz um estudo da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), que aponta uma expectativa de crescimento de 5% a 8% no varejo para o fim do ano. “Então a nossa expectativa para a rodada de negócios é bem boa, porque além dos indicadores, no último inverno, o lojista não acreditou muito na compra de botas e sapatos fechados. Como o inverno se prolongou, eles [lojistas] estão com estoques vazios desse tipo de produto”, diz.

img/topsocie_blog/1913_post_4523.jpg

O vice-presidente, Levi Sottomaior avalia que 2019 foi um ano importante para que os empresários pudessem aparar as arestas para que, em 2020, as negociações aconteçam de uma forma maior. “Os números mostram a inflação caindo, assim como as taxas de juros e o risco Brasil, que baixou bastante. Com tudo isso, acredito que o empresariado poderá investir e otimizar a capacidade produtiva”.

Parceria com entidades

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, e o presidente executivo, Haroldo Ferreira, prestigiaram a abertura da 29ª SC Trade Show. Nesta edição, a Abicalçados é também uma das parceiras do Sincasjb, por meio do projeto Comprador VIP, que trouxe para o evento novos importadores para fomentar as negociações. Bianco Neto lembra que está há seis meses na presidência da Abicalçados, e neste período se aproximou mais do sindicato de São João Batista. Como fabricante de calçado do estado de São Paulo, ele diz que conhecia muito bem o produto feito em São João Batista. Porém, não conhecia os empresários, fábricas e a feira. “Nesse período a frente da entidade fui conhecer a cidade, a feira de componentes e agora a feira de calçados. Está entendido porque o produto daqui são tão bons e porque esses empresários incomodam tanto os que fabricam calçados em outros lugares, pela qualidade”, avalia.

img/topsocie_blog/1913_post_10134.jpg

O presidente afirma que a crise que atingiu o país já está ficando para trás, e um levantamento feito pela própria Abicalçados mostra uma recuperação muito grande do setor calçadista, do mercado interno e externo. “E Santa Catarina sai na frente, porque tem qualidade e excelência nos produtos”. O gerente do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso também acompanhou o primeiro dia da rodada de negócios. “Para nós, do Sebrae/SC, a rodada de negócios é um exemplo de resultado, porque é uma honra quando a gente investe em algo e os resultados são visíveis”, diz. Desde a 1ª SC Trade Show, o Sebrae/SC é um parceiro do Sincasjb. “Essa feira, além de lançar moda, vende e mantém viva as empresas, porque se fosse só depender da Couromoda e Francal, não teríamos São João Batista reconhecido como um polo de calçados e um exemplo para o Brasil”, acrescenta.

Autoridades presentes

O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido participou da cerimônia de abertura. Ele afirma que a rodada de negócio é de suma importância para o momento econômico. “A expectativa é que haja mais consumo, pois se essa feira for um sucesso, é a demonstração que ano que vem será muito melhor. Com certeza, essa é a feira da virada”, diz. O deputado estadual, Altair Silva (Progressistas) lembra que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) está presente no evento, inclusive, com um estante. Ele complementa que há um ambiente de otimismo no setor empresarial, e por isso, a Alesc tem trabalhado ações para que possam incentivar ainda mais a indústria catarinense, especialmente o Vale do Rio Tijucas. A vereadora Rúbia Tamanini (PSD) representou a Câmara de Vereadores de São João Batista. Durante a manhã, ela visitou os estandes e conferiu de perto as novidades da próxima estação. “Fiquei feliz com o que vi e é perceptível o motivo pelo qual nosso município é destaque não apenas no estado, mas em todo o país”.

img/topsocie_blog/1913_post_9729.jpg


Expositores
Dos 100 expositores, 60% são de marcas de São João Batista, 20% de outros municípios de Santa Catarina, 10% do Rio Grande do Sul, 8% de Minas Gerais e 2% de São Paulo. Neste ano, o presidente do Sincasjb destaca também que uma das novidades foi a climatização na área da tenda, no hall de entrada da rodada de negócios, que beneficiou não somente aos expositores, mas a todos que circularam pelo espaço. A 29ª SC Trade Show segue até na quinta-feira, sendo que terça e quarta-feira, o horário é das 10h às 20h, e na quinta-feira, das 10h às 17h.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página