“Aprendi muito. Coisas simples, mas que fazem a diferença no resultado final. Percebi que posso melhorar bastante para deixar meu cliente mais realizado.” Isabel Cristina Lima
Neste ano, 23 estabelecimentos irão participar do Festival Gastronômico Sabores de Lages, que ocorre em novembro, organizado pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e em parceria do Lages Garden Shopping. Nesta quinta-feira (22), boa parte desse grupo participou de uma “clínica de empratamento”, oferecida pelo Sebrae, para saber como fazer a apresentação dos alimentos de forma que aumente o desejo e impressione os clientes.
Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a chef Daniela Binatti diz que a clássica frase “ a comida se come com os olhos” pode representar um conceito da cozinha que muitas vezes não é percebido e que trata da finalização de um prato. Para ela, o inconsciente trabalha a todo vapor quando se está diante de uma apetitosa refeição. “Além da fome, os sentidos são aguçados com alguns conceitos de finalização e técnicas de decoração”, garante.
É importante que o empreendedor compreenda a simplicidade do empratamento, e que a apresentação dos alimentos de forma atrativa lhe trará resultado. “O cliente vai perceber o cuidado, o requinte e a sofisticação do produto ou serviço ao ser surpreendido, e isso trará a satisfação”, afirma.
A empresária Isabel Cristina Lima mudou completamente seu ramo de atuação. Há pouco mais de um ano e meio comanda a cozinha e um restaurante de peixes e viu nessa área uma grande oportunidade de negócio. Para ela, estar bem capacitado para oferecer produtos e serviços é sinônimo de sucesso. “Aprendi muito. Coisas simples, mas que fazem a diferença no resultado final. Percebi que posso melhorar bastante para deixar meu cliente mais realizado”, informa.
Sobre o festival
O Festival Gastronômico Sabores de Lages foi criado em 2014 como uma oportunidade de oferecer ao público a possibilidade de saborear pratos especialmente preparados para o evento e que representem a especialidade da casa a preços diferenciados, pensados como promocionais, confirmando a ação de atrair não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos clientes.
Legenda: Boa parte do grupo participou de uma “clínica de empratamento”, oferecida pelo Sebrae
(Foto: Taina Borges)