Blog Top Society - Karla Cruz

“Minhas Lágrimas” vence Festival de Curtas - Unifacvest

23/10/2015    Karla Cruz


O Centro Universitário Facvest – Unifacvest promoveu nesta quarta, 21 de outubro, o 1º Festival “Encurtando Caminhos” com o tema violência contra a mulher. Os acadêmicos dos Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e  Tecnólogo em Fotografia produziram vídeos de curtas-metragens para participar do evento, que selecionou a produção “Minhas Lágrimas”, dos acadêmicos da 4ª fase de Comunicação Social, que representará a Unifacvest no Concurso “Mulher Viver Sem Violência”, promovido pela Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
O Festival ocorreu no Teatro da Unifacvest e contou a presença do Vereador  Professor Domingos, presidente da Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher, do pró-reitor acadêmico da Unifacvest Roberto Lopes da Fonseca, do Pró-reitor de pesquisa e extensão Renato Rodrigues, e do procurador geral da instituição Ceniro Sousa, da coordenadora dos Cursos de Comunicação Social, Íria Queiroz Baptista,  professores e acadêmicos dos cursos de Comunicação Social e também de outros cursos, como psicologia, enfermagem e direito. O evento foi organizado pela professora Adriana Palumbo em conjunto com a 8ª fase de comunicação social da Unifacvest.
Dezenove vídeos de  curtas-metragens participaram do festival, e o traço comum das produções foi uma reflexão sobre a temática, com relatos ou interpretações, chamando o telespectador a denunciar a violência contra a mulher, porque ela pode ter graves consequências  nas vidas de várias  pessoas envolvidas.
A comissão julgadora, integrada pelo jornalista Paulo Ramos Derengoski, pelo diretor da Fundação Cultural, Adilson Oliveira, pelo radialista e blogueiro Milton Barão, pela publicitária Kátia Sousa, pelo professor Renato Rodrigues, pelo professor Maurício Hermes e pela assistente social Luciane Ozório teve bastante trabalho, e foi bastante criteriosa na avaliação dos curtas. A cada curta o nível de qualidade foi aumentando.
Por uma diferença de quatro pontos em relação ao segundo colocado o curta vencedor, “Minhas Lágrimas”, produzido pelos acadêmicos Camana, Mariane, Renan, Julian, Elieser e Edso da 4ª fase de comunicação social conquistou a primeira colocação no festival. O curta recebeu 537 pontos da comissão julgadora. A acadêmica Camana disse que a ideia do curta-metragem foi mostrar a violência contra a mulher na visão de uma criança e como isso afeta a família. Foi o curta que mais impactou o público e jurados, com um final forte, o feminicídio e o sofrimento da criança pela falta da mãe; o curta também apresentou   boa qualidade na produção e edição.
O segundo colocado foi o curta produzido pelos acadêmicos Andrei, Emanuele, Ivana, Gabriel Rocha, Jéssica Joana, Isaias e Nathalia da 2ª fase de comunicação que receberam 533 pontos. Esse curta metragem também impressionou com cenas fortes e na qualidade da produção. O terceiro colocado foi o curta produzido pelos acadêmicos Bianca, Jéssica e Leonardo Wolff também da 2ª fase  de comunicação social,  com 503 pontos.
Os vencedores do festival Encurtando Caminhos serão escritos no concurso “Viver Sem Violência”, promovido pela Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra a Mulher, e também na Mostra de Curtas que está sendo organizada pela Fundação Cultural de Lages.
O festival “Encurtando Caminhos” passa a fazer parte da grade de eventos da instituição, para promover os trabalhos dos acadêmicos de comunicação social, unindo teoria e prática na produção de vídeos.





Texto: Mateus Rosa
Fotos: Fábio Scars

Acadêmicos da 8ª fase de comunicação social - Unifacvest
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página