Blog Top Society - Karla Cruz

Jornalistas do Grupo RBS compartilham experiências com universitários

29/10/2015    Karla Cruz

Profissionais da RBS TV, Diário Catarinense e Atlântida realizam palestras para estudantes de comunicação entre outubro e novembro

Jornalistas do Grupo RBS estão marcando presença nas universidades de todo o Estado com palestras e rodas de conversa com estudantes. Com o propósito de compartilhar experiências e aproximar a vivência no mercado do contexto acadêmico, profissionais da RBS TV, do Diário Catarinense e da Atântida têm participado de eventos em instituições de ensino superior desde o início de outubro, numa programação intensa que se estende até novembro.
O próximo compromisso da agenda ocorre nesta quinta-feira (29), quando a repórter do DC Ângela Bastos estará na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no campus Kobrasol, falando sobre a reportagem As Quatro Estações de Iracema e Dirceu, vencedora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Internet. A palestra integra a programação do Encontro Anual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, realizado pelo Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC). A apresentação é aberta a todos os públicos mediante inscrição no site do MNPSC e ainda há vagas disponíveis. Neste mês, Ângela participou também da Semana Estado de Jornalismo, em São Paulo, onde conversou com estudantes de todo o Brasil sobre a reportagem premiada.
Ainda nesta semana, o comunicador Marcos Piangers, colunista do DC e integrante do Pretinho Básico da Atlântida, realiza a palestra Inovação e Tecnologia no campus da Univali em Florianópolis. A apresentação ocorre neste sábado (31), às 12h, e integra a programação do Opção Profissional por Área (OPA), evento que reúne profissionais e estudantes de diversos setores para compartilhar conteúdos sobre mercado, profissões e cursos.

Outubro intenso para a RBS TV – O mês tem sido agitado para profissionais da RBS TV, que realizaram diversas palestras para universitários. Em 1º de outubro, o repórter Edmilson Ortiz esteve na Universidade Estácio de Sá, em São José, na Grande Florianópolis, batendo um papo com estudantes sobre carreira e desafios da profissão. Ainda no início de outubro, a apresentadora Camille Reis, do Mistura, realizou uma oficina sobre apresentação com alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na capital catarinense. Na ocasião, Camille comentou sua trajetória como jornalista e falou sobre a importância de sua formação.
Em Joinville, o apresentador do Jornal do Almoço Rafael Custódio esteve na faculdade Bom Jesus/Ielusc para falar sobre o programa Cidade da Dança, produção internacional da RBS TV que mostrou os bastidores do Festival de Dança de Joinville. Recentemente, o repórter da emissora Ricardo Von Dorff e a produtora Margarida Santi, da equipe do Núcleo da Rede Globo na RBS TV, participaram da Semana da Comunicação da Universidade Estácio de Sá, onde debateram a importância e a dinâmica do trabalho em equipe para a produção de conteúdos em TV.
Para finalizar a programação do mês, o repórter Marco Antônio Mendes conversou com alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) nesta terça-feira (27) em Tubarão, no Plus Festival. Participará ainda do evento o coordenador de telejornalismo da RBS TV e colunista do DC Ricardo Dias, que realizará atividades com estudantes da Unisul na quinta-feira (29).

Diário Catarinense na estrada – A equipe do Diário Catarinense também tem passado por instituições de ensino superior para compartilhar experiências. Inaugurado em outubro, o projeto DC de Ponto a Ponto nas Universidades propõe debates sobre jornalismo e fortalece o vínculo entre o jornal e os estudantes. As ações acompanham a nova fase do DC, que reforça seu posicionamento como um veículo de comunicação estadual que articula as forças regionais.
O primeiro bate-papo ocorreu nesta segunda-feira (26) na unidade de Tubarão da Unisul. Conversaram com os estudantes os profissionais do DC Vanessa Franzosi, Emerson Gasperin, Viviane Bevilacqua e Ricardo Dias. Para novembro, já estão previstas outras quatro visitas. Confira o calendário:

Programação do DC nas Universidades em novembro:
04/11 – UNIARP, em Caçador – Participação de Emerson Souza e Rafael Martini         
12/11 – UNIDAVI, em Rio do Sul – Ânderson Silva e Cris Vieira   
18/11 – UFSC, em Florianópolis – Participação de Domingos Aquino e Estela Benetti 
26/11 – FURB, em Blumenau – Participação de Moacir Pereira e Upiara Boschi

Imagens de divulgação.





Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página