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Altenburg inova com loja focada na experiência do cliente

21/06/2024    Karla Cruz

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Um lugar projetado para promover uma experiência única, combinando inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essa é a proposta da Altenburg Experience, nova loja da centenária catarinense que foi inaugurada nesta terça-feira (18), no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina.
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Com 16  monomarcas distribuídas por todo o Brasil e a primeira franquia aberta em maio, o novo projeto é considerado uma referência na jornada varejista da empresa, com tecnologia de ponta e sete pontos de experiência do cliente. “A ideia é irmos cada vez mais além da exibição e da venda de produtos em nossas lojas. Queremos criar uma conexão emocional com as pessoas, aproximando-as dos processos de fabricação, da nossa missão e do nosso propósito”, ressalta Fabrício Juvêncio, gerente de varejo da Altenburg.
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Quem passa pelo local, pode ser impactado – e surpreendido – de diferentes formas. De design moderno e minimalista, o espaço recebeu recursos especiais de iluminação, que são ativados a partir da interação do cliente em um totem de autosserviço, sinalizando onde estão determinadas peças no ponto de venda (PDV). A iniciativa faz parte da área “Lab”, em que os clientes podem personalizar o travesseiro ideal conforme suas preferências e necessidades e já levá-lo para casa. “Esse é um projeto que tem o DNA da Altenburg e é calcado na premissa do bem dormir. Além dos nossos mais de 50 tipos de travesseiros, o cliente pode ali criar o seu próprio travesseiro, atendendo às suas especificidades e preferências”, explica Fabrício Juvêncio.
Sustentabilidade: compromisso da Altenburg com o futuro
Na Altenburg Experience, a empresa demonstra, na prática, como a responsabilidade socioambiental faz parte do DNA do negócio. O tema pode ser encontrado em iniciativas que vão desde a comunicação clara sobre o processo de reutilização das fibras até a existência de um ponto de coleta de edredons e travesseiros usados.
O gerente de marcas da Altenburg, Otávio Correa de Arruda, envolvido desde a idealização até a execução da loja modelo, comenta: “Para nós, inovação e sustentabilidade são temas que caminham juntos. Seja na criação de novos produtos, abertura de lojas ou realização de iniciativas de marketing, otimizamos recursos e potencializamos resultados.” Esse espaço destinado para recolha dos itens foi totalmente customizado e pensando na logística reversa e na otimização da cadeia produtiva. “Os produtos serão transformados, reinseridos nos mercado e toda a renda será revertida para projetos socioambientais”, pontua o gerente de marcas da Altenburg.
Dados recentes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) revelam que apenas 1% dos têxteis descartados no país são reciclados, evidenciando a urgência de iniciativas como a da companhia. Tiago Altenburg, presidente, destaca o significado desta inauguração. “A Altenburg Experience é uma loja que servirá de modelo para nós e nossos franqueados. Ela representa a integração perfeita entre experiência do cliente, sustentabilidade e inovação, já que o bem-estar que defendemos não se limita aos nossos produtos”, enfatiza.
Arquitetura e tecnologia conectadas
A Altenburg Experience é um projeto que traduz a essência da marca. Com espaços sensoriais, ela conduz o cliente para uma jornada individualizada de compra.
Iluminação, ambientação, tons que acolhem, um laboratório e uma assistente virtual que, com auxílio de inteligência artificial, apresenta os benefícios do produto e ajuda o consumidor a descobrir sua melhor escolha, deixam o espaço totalmente diferenciado. “São atributos que reforçam a construção do bem dormir e enfatizam a qualidade dos nossos produtos”, ressalta Fabrício Juvêncio.
Para ampliar a experiência do cliente com a marca, o gerente de varejo explica que foram criados novos pontos de conexão. “Além da tecnologia investida, que se baseia em um complexo estudo de comportamento humano e de arquitetura voltada ao bem-estar, criamos um projeto que pudesse promover aconchego e estimular a sensação de tranquilidade nos ambientes. Sabemos que os seres humanos são seres adaptáveis, por isso, o ambiente influencia em seus comportamentos. Nossos sentidos são como sensores que acionam conforme a distribuição de um ambiente, suas cores, seu cheiro, os ruídos existentes no local… Estes são os principais gatilhos que despertam na gente as primeiras sensações, sejam positivas ou negativas”, analisa o gerente de varejo da Altenburg.
A valorização do bem-estar é cada vez mais uma commodite nos dias de hoje. Segundo o relatório Felicidade Mundial, patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e feito pelo Gallup World Poll, entre os variados fatores que podem interferir na definição, um ponto de destaque nos países do topo do ranking é a valorização do bem-estar. No último ano, o Brasil subiu cinco posições no relatório, estando na 44ª colocação entre os 143 participantes. Entre os países da América do Sul, os brasileiros só ficam atrás do Uruguai (26) e do Chile (38).
Sobre a Altenburg
A Altenburg é uma empresa catarinense fundada há 102 anos, em Blumenau, atuante no segmento de cama, banho e decoração para casa. A marca é líder na produção de travesseiros na América Latina, com a fabricação de 1,3 milhão de unidades por mês.
A empresa gera mais de 2 mil empregos diretos e está presente com seus produtos em mais de 10 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de países da América Latina. Para dar conta dessa produção, conta com quatro unidades fabris: duas em Blumenau, uma em Sergipe e outra no Paraguai.
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