Blog Top Society - Karla Cruz

Explorando o Mundo dos Sabores: Conversa com João Carlos Farrapa, Enogastrônomo e Empresário

13/01/2024    Karla Cruz

img/topsocie_blog/13814_post_1822.jpg
Hoje conversei com João Carlos Farrapa, um profissional multifacetado com formação em Enogastronomia e título de Petit Sommelier. Empresário e apresentador do Programa Uvas e Personalidades, João Carlos é uma figura destacada no cenário gastronômico.

Português, aos 53 anos, reside em Curitiba, Paraná, desde 2011. Seu perfil como criador de conteúdo gastronômico se destaca pela inserção de harmonizações de uvas e suas estruturas, especialmente perante menus conceituais.

Além disso, João Carlos atua como gestor de adegas pessoais, trazendo uma perspectiva única de valorização de rótulos e sua atualização de valores no mercado. Como empresário, ele compreende profundamente a importância do networking expansivo, buscando a globalização de conceitos e negócios.

Com uma carreira diversificada e uma abordagem única para a enogastronomia, João Carlos Farrapa é uma referência no mundo da gastronomia e vinho.

img/topsocie_blog/13814_post_11113.jpg
Segue entrevista exclusiva para o blog Top Society.

TS. Como foi o seu caminho para se tornar um apresentador de TV?
Podemos dizer que foi uma casualidade. Tínhamos uma Adega/Bistrô em Curitiba, bem requisitada por agendamento, servindo comida portuguesa com harmonização de vinhos do mundo. Após uma breve conversa com uma cliente, surgiu a oportunidade de participar como convidado em um programa de TV Transamérica, o que iniciou minha jornada como apresentador.

img/topsocie_blog/13814_post_7297.jpg
Consul e Embaixador de Portugal em Curitiba, representando com distinção a riqueza cultural e diplomática entre nossas nações.

TS. Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao longo da sua carreira, e como os superou?
A minha formação académica em Portugal era de Filosofia, Político e Sociologia, e a profissional, Chefe de Segurança Patrimonial numa empresa automotiva americana. Nessa adaptação, uma das funções que desempenhei foi a de responsável de adega num mercado de referência. A forma como era apresentado esse produto, de forma “mecânica” e sem alma, foi a minha forma de me enquadrar no vosso ambiente.

img/topsocie_blog/13814_post_12234.jpg
Explorando o mundo do luxo e do sabor com o Marketing da Veuve de Vernay.


TS.Como você aborda a construção de uma marca pessoal forte, nomeadamente no cenário Enogastronómico?
A confiança perante o que se é apresentado, de forma descomplicada, sempre foi um diferencial que quis oferecer. A uva, a sua personalidade, como deve ser apresentada, sem grandes termos técnicos, faz com que a curiosidade venha a aflorar perante aquele que quer tirar dúvidas, de um universo que tem marketing diferenciado, para apresentação às diferentes classes sociais.

img/topsocie_blog/13814_post_421.jpg
TS. Em termos de “Imagem de Marca” quais as estratégias que considera mais eficazes?
Nessa questão a resposta mais assertiva é a de estar constantemente atualizado e informado das mais diversas de divulgação e informação do produto. A tendência para as grandes “estruturas “ mudarem de perspectiva perante o mercado é cada vez maior, e a sua sobrevivência está em causa perante esse desafio.

img/topsocie_blog/13814_post_10169.jpg
TS. Como é ser apresentador de TV? Quais são os aspectos mais gratificantes e desafiadores desta profissão?
Como comentei, foi o inicio de uma aventura, que me concedeu o acesso às pessoas, realmente como são, e a abertura que se cria perante um discurso ou uma conversa informal que se tem antes do início da entrevista.

img/topsocie_blog/13814_post_5047.jpg
TS. Para aqueles que estão a começar as suas carreiras na tv, qual conselho daria?
Estudar! Quando digo estudar, é no sentido de se informarem constantemente perante tudo aquilo que os rodeia. A nível de informação, contextos, opinião pública ou de públicos específicos e como é exposto o trabalho, com uma “assinatura” pessoal que faça a diferença que todos querem para si, como parte importante na sua evolução.

img/topsocie_blog/13814_post_10990.jpg
TS. Como vê a conexão entre a construção de uma marca forte e a habilidade de se apresentar de forma impactante?
Como comentei anteriormente, o carisma e o conhecimento de causa do produto que representa são meio caminho andado para a confiança de um parceiro de negócios, patrocinador ou investidor. Todo o conjunto terá que “respirar” confiança, e com dados demonstrados, mas nunca esquecer a questão do “Marketing Humanizado”, de “dar a cara” ao projeto, e fomentar o contato personalizado com todos os interessados.

img/topsocie_blog/13814_post_7629.jpg
TS. Pode nos contar sobre algum projeto futuro emocionante ou novidade que esteja planeando?
Projetos têm surgido com as oportunidades e com a confiança daqueles que nos assistem e entram em contato conosco, com as mais diversas propostas. No caso, poderei levantar um pouco o “véu” e comentar que a visualização além fronteiras nos abriu diversas portas, para um acesso de informação e propostas semelhante a um intercâmbio de experiências da área Enogastronómica.


TS. Quais são as suas principais influências e fontes de inspiração, no mundo do vinho e da apresentação?
Para além dos nossos “heróis” da literatura, e das coincidências dos momentos que nos ficam na memória, da experiência que repetimos, comentados nas suas biografias, ficamos sempre com algo remanescente, que aplicamos no nosso discurso. Tenho a referenciar o Cardeal Richelieu e a sua postura perante o Cabernet Sauvignon, David Letterman com a sua postura inteligente e despreocupada e para finalizar o ilustre Abade Dom Perignon, como um estudioso e um homem à frente do seu tempo.
Hoje, João Carlos Farrapa brilha nas telas da TV, conquistando audiências em diversos canais:
Segue um mosaico de todos os canais onde João Carlos está representado. Muitos deles são parcerias dos canais principais que, através do streaming, também divulgam o programa
img/topsocie_blog/13814_post_2597.jpg

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página