Blog Top Society - Karla Cruz

Psicóloga destaca que trabalhar aspectos psicológicos também é importante nos casos de Diabetes

21/11/2017    Karla Cruz

Renata Stulp Scheide destaca que a nutrição aliada ao acompanhamento psicológico fazem uma grande diferença na rotina e na qualidade de vida dos pacientes com Diabetes.
img/topsocie_blog/1300_post_1566.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_14254.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_12713.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_14491.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_697.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_6962.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_14532.jpg
img/topsocie_blog/1300_post_9926.jpg
No mês de novembro comemora-se o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada para conscientizar a população sobre a doença que afeta 8,9% de toda a população brasileira. O dado é alarmante, especialmente porque esse número cresce um pouco mais a cada dia. A falta de uma rotina de cuidados com a saúde e o estilo de vida cada vez mais acelerado nas cidades, com pouca atenção à alimentação, são alguns dos fatores que contribuem para o maior número de casos da doença.

Por ser uma doença crônica - na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz - o diabetes além dos aspectos fisiológicos e nutricionais também tem um impacto significativo na vida social dos indivíduos. De acordo com a psicóloga Renata Stulp Scheide, o tratamento do diabetes deve ser multidisciplinar, envolvendo o médico e também o acompanhamento nutricional e psicológico."Tenho realizado um trabalho em conjunto com a nutricionista Francieli Vasata, educadora em diabetes, que tem tido excelentes resultados", ressalta. A psicóloga afirma ainda que esse acompanhamento faz uma grande diferença na rotina e na qualidade de vida do paciente. 

"Trabalhar os aspectos psicológicos é tão importante quanto o cuidado com a dieta. Afinal o diabetes é uma doença com difícil aceitação, pois no geral há dificuldade na mudança da rotina - incluindo dificuldade para participar de eventos sociais. Por conta disso, é comum o surgimento de depressão entre os pacientes", explica a psicóloga.

Além disso, Renata Stulp Scheide destaca que é possível também lançar mão de algumas terapias para ajudar o paciente com diabetes a aceitar sua condição e diminuir a compulsão por doces. "Além da psicoterapia tenho casos em que utilizo a técnica da hipnose para trabalhar o controle de ansiedade nesses pacientes e ainda lanço mão de técnicas para trabalhar a aversão ao doce", finaliza.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página