No Brasil, o banho é sinônimo de conexão, relaxamento e
descompressão, além de ser um dos países em que a população mais toma banho no
mundo.
Segundo uma pesquisa da Kantar, de dezembro de 2022, 68%
dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Com o objetivo de
oferecer um ritual completo de cuidados e fortalecer a marca no ritual de banho
dos brasileiros, Cuide-se Bem lança
a linha Show de Banho,
que apresenta um portfólio completo para o momento e incentiva um banho leve e
divertido.
Cada pessoa tem um modo de viver o banho: focado na limpeza
profunda, ritual de bem-estar mental ou momento de diversão livre de amarras.
Despidos de roupas e de preconceitos, sem ninguém para ver ou julgar, é no
banho que descobrimos e despertamos nosso lado mais descontraído. Pensando
nisso, o Boticário convidou o público a fechar suas cortinas ou o box e se
jogar em seu próprio show particular.
"Para falar sobre o lançamento que levará diversão
para o banho de todo o Brasil, pensamos em uma estratégia 360o que se conecta com o público-alvo e consumidor de
Cuide-se Bem: jovens que prezam uma rotina criativa, descontraída e são nativos
digitais, ou seja, é nesse ambiente que a marca precisa estar para se
comunicar. Cuide-se bem já faz parte do dia a dia desse público e está presente
em diversos momentos de autocuidado. Agora, entraremos também para o ritual do
banho para torná-lo um escape para a diversão", comenta Bruna Buás,
diretora de Comunicação do Boticário e de Quem Disse Berenice?.
A partir do conceito criativo “Dá seu Show”, desenvolvido
pela Almap BBDO, a marca convida os consumidores a curtirem o próprio banho com
leveza e traz a provocação: “cada banho tem seu show, qual é o seu?”.
A campanha se inicia com um filme produzido a partir da
escuta ativa da marca em declarações reais do público sobre o momento do banho,
em que cada um tem a sua mania e costume para curtir o momento.
“O banho é um momento de autocuidado, mas também de
diversão. Baseado nesse insight sobre o comportamento do consumidor, criamos
uma campanha leve e divertida que é a cara de Cuide-Se Bem”, comenta Ingryd
Cruz, Criação na AlmapBBDO. Assista ao filme aqui.
Por meio de conteúdos nativos digitais no Instagram e
Twitter, o Boticário construiu uma narrativa de interação e conversa com os
consumidores aproveitando os memes divertidos sobre o momento do banho, temas
quentes e muito comentados nas plataformas digitais.
A marca convidou a comunidade para falar sobre uma coisa
que todo mundo faz: cantar errado letras de músicas. Assim, os consumidores
entraram no clima do lançamento e soltaram as pérolas que cantam quando estão
no show particular deles. As músicas compartilhadas foram compiladas em uma
playlist exclusiva do lançamento para os consumidores curtirem e se jogarem no
próprio show de banho com os produtos exclusivos da linha.
Investindo em ações inusitadas e irreverentes, alinhadas
com o conceito de Cuide-se bem, a marca ainda criou uma ação interativa em seus
conteúdos no TikTok. Ao apertar no botão de curtir em conteúdos do perfil da
marca na plataforma, bolhas de sabão surgem na tela, fazendo referência aos
produtos do lançamento. A ação interativa foi proposta pela agência SoWhat.
A estratégia de divulgação da marca também contará com um
time de criadores de conteúdo, como Rafa Uccman, Lucas Guedes, Barbara Coura e
mais de 280 perfis que reforçarão o conceito do lançamento.
“Para além de buscar pessoas que acreditam nesse conceito
de diversão, é importante existir uma conexão genuína, serem personalidades que
gostam e consomem a marca", complementa Bruna.
“Não queremos que as pessoas tomem mais banho ou que tomem
banhos longos, principalmente porque existe uma questão de sustentabilidade que
deve ser considerada – o banho consciente, sem excessos – mas que tornem esse
momento que já existe mais leve, descontraído e divertido. Cuide-se Bem tem
esse papel estratégico de criar produtos e proporcionar momentos que resgatam a
leveza do dia a dia na hora de se cuidar. Queremos aprender a viver da melhor
forma possível, com autoexpressão e autenticidade livres de excessos, com um
consumo geral consciente, de forma sustentável e durável e, principalmente, de
forma leve”, encerra a executiva.
Ficha
Técnica – Almap BBDO
Anunciante: O Boticário
Título: Cuide-se Bem Show
de Banho
Produto: Cuide-se Bem
Campanha: Todo banho tem
seu show
Presidente e CEO: Filipe
Bartholomeu e Luiz Sanches
CCO: Pernil
Criação: Fernando Christo
e Ingryd Cruz
Produção Audiovisual:
Diego Villas Bôas, Juliana Henriques e Paula Buzzi
Atendimento: Camilla
Massari, Daniela Monteiro, Guilherme Lopes, Roberto Silva e Guilherme Kern
Planejamento: Rita
Almeida, Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Samy Martins, João Calasans e
Ariane Andrade
Mídia: Suellen Kiss,
Vitória Soares, Willian Carvalho de Araujo, Gustavo Castanheira e Letícia
Estrada
Produção Digital: Lillian
Cavallini, Juliana Souza e Sabrina Ramiles
Produtor Gráfico: José
Roberto
Coordenação de Produção
Gráfica: Rose Ribeiro
Tratamento de Imagem:
Roberto Gusukuma
Arte Final: Carlos
Lugaresi
Revisão: Eliana Pavan
Art Buyer: Tereza Setti
Fotógrafa: Karine Basilio
Styling: Nanda Sansoni
Beleza: Cris Biatto
Casting: Babi
Produção Executiva:
SDMGMT – Soraya Amaral
Packshot: Estudio Boreal
Produtora Filme: Play9
CPO: Tato Bono
Direção: Ana Barcellos
Direção de Fotografia:
Victor Alencar
Produção Executiva:
Rodrigo Moreira
Coordenação de Produção:
Marcelo Cintra
Atendimento: Júlia Motta
e Rosana Teixeira
Assistente de Direção:
Isadora Lerman e Pedro Quintero
Direção de Arte: Reis de
Barros
Figurino: Camila Godoi
Make: Gessica Santos
Produção de Elenco: Lou
Fernandes
Direção de Produção: Buba
Pós-produção: Zefini
Coordenação de
Pós-produção: Vanessa Arruda
Finalização: Lucas Espeto
Edição/Montagem: Natacha
Vassou
Color Grading: Leo Gael
Produtora de Som: Raw
Audio
Produção Musical:
Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Direção Musical: Hilton
Raw
Sound Design e Mixagem:
Enrico Maccio e Philip Braunstein
Atendimento: Carol
Peternelli
Coordenação: Robério
Barbosa
Aprovação: Renata Gomide,
Marcela de Masi, Bruna Buás, Giovana Sampaio, Ligia Monteiro, Maria Victoria
Lima, Luceli Miola, Nicolas Pscheidt e Thais Ferreira