Segundo dados da Secretaria
de Estado do Turismo (Santur)
mais de 1,3 milhão de turistas desembarcaram em Santa Catarina entre janeiro e março de 2023. O Estado é conhecido
pela força turística por diversos motivos e uma infinidade de atrativos. E deve
se tornar ainda maior.
Com o intuito de fomentar o
setor e trazer ainda mais turistas ao longo de todo o ano, novos projetos estão
chegando. A Rockset,
com quase uma década de atuação no mercado audiovisual e à frente de grandes
produções e parcerias, até mesmo internacionais, tem como objetivo para os
próximos anos a construção de um complexo cinematográfico em Santa Catarina. Com isso, o intuito é tornar a
região um polo nesse setor e impulsionar o turismo no Estado com mais produções
e qualificação profissional.
“Com esse projeto vamos
mobilizar a região de diversas formas. Temos dados de que 67% dos gastos com
produção cinematográfica são direcionados a outros setores, como gastronomia,
hotelaria, transporte e serviços jurídicos e financeiros. Ou seja, mais
movimentação econômica, crescimento e geração de empregos para Santa Catarina”,
explica Luiz Razia, sócio-diretor da Rockset.
A novidade foi apresentada
durante o lançamento do curta-metragem Código Pirata, produção que é o
resultado das primeiras turmas da Oficina Rockset, outro projeto lançado pela empresa catarinense que busca
qualificar a mão de obra e segue paralelo ao complexo. Ao todo, mais de 21 mil
metros quadrados de área construída e mais de sete mil metros quadrados de
estacionamento estão previstos. O complexo, que ficará no Vale do Itajaí,
contará com a sede da produtora Rockset, salas de cinemas, anfiteatro, museu do
cinema, restaurantes temáticos e cafés, e lojas.
“Temos um Estado completo
para grandes produções. Em um raio de 200 quilômetros de Itajaí os mais
perfeitos cenários, que se misturam entre praias, dunas deserto, montanhas e
cânions, metrópole e estradas. Com isso, o crescimento das empresas do setor e
a profissionalização conseguiremos trazer para cá ainda mais projetos de renome
que podem ir para salas de cinema e plataformas de streaming”, comenta Rodrigo
Barbosa, sócio-diretor da Rockset.
Para Evandro Neiva,
Secretário de Turismo de Santa Catarina, o projeto da Rockset já vem maduro e
ao encontro com o que o Governo do Estado busca.
“SC tem muito a explorar
pelo audiovisual. Já tínhamos pensado em como divulgar o turismo além da praia
e do mar, que são um tanto conhecidos. E essa ideia vem para somar e já é algo
que acontece em outros locais do mundo, fora dos Estados Unidos que é o grande
polo. Vemos África do Sul, Ásia e outros países se desenvolvendo nesse setor
porque é mais barato produzir em outros locais além do solo americano”,
destaca. Ele entende, no entanto, que é necessário se desenvolver.
“Para isso também
precisaremos de capacitação e a Rockset traz isso junto para o projeto. Já
apoiamos institucionalmente a Rockset, assim como outros projetos audiovisuais
no Estado. E estamos muito felizes em sermos parceiros, e com bons projetos
para o futuro”, ressalta.
O Itaú Cultural trouxe em
uma pesquisa dados que revelam que o PIB (Produto Interno Bruto) da economia da
cultura e indústrias criativas corresponde 3,11% do total, ultrapassando até
mesmo a indústria automobilística, que conta com 2,5%.
“Com os novos projetos
queremos fomentar o setor no nosso Estado e instigar mais empresas que trarão
força de mercado e oferecer a capacitação profissional. Além, é claro da film
commission para suporte nacional e internacional. O complexo contará
com uma infraestrutura completa para produções, equipamentos, o apoio de mão de
obra técnica qualificada, suporte técnico, logístico e legal”, explica Razia.
Agora, os sócios da Rockset
têm pela frente alguns processos que estão em desenvolvimento e precisam ser
bem elaborados para que o projeto siga novos rumos.
“Estamos numa fase da
implementação da governança corporativa para que a Rockset fique mais robusta
em termos empresariais. Em seguida daremos o engate no plano de negócio desse
complexo, que será apresentado ao poder público e outros empresários, inclusive
nos Estados Unidos. Nessa fase, que ainda levará um certo tempo, traremos os
dados completos, estudos e também o impacto desse projeto em Santa Catarina”,
complementa Barbosa.
Novas produções em breve
Além do recém-lançado
curta-metragem Código Pirata, produzido nas cidades de Itajaí e Balneário
Camboriú, a Rockset lançará dois longas-metragens. Os novos projetos são Honra
de Cowboy, com Sidney Santiago, Paloma Bernardi e Nina Baiocchi, e Futuro do
Passado, que terá no elenco Fabio Rabello, Milena Martines, Oscar Magrini,
Danielle Winitts, Jarbas Homem de Mello, João Guilherme e Karin Hills.
Atualmente a Rockset conta
com uma equipe com mais de 50 profissionais diretos, além de outros indiretos
que são contratados mensalmente para grandes projetos. E toda essa movimentação
gera à empresa catarinense um faturamento médio anual de R$ 6 milhões. Para o
fim de 2023 a previsão é alcançar a casa dos R$ 8 milhões.