Blog Top Society - Karla Cruz

Exercícios Físicos ajudam pacientes com sequelas Pós-Covid-19 em Blumenau

22/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11956_post_7374.jpg
A Síndrome Pós-Covid-19, também conhecida por Covid Persistente, ou Covid Longa, é uma fisiopatologia multissistêmica que se manifesta na condição física, cognitiva ou mental, em pessoas que foram infectadas pelo SARS-CoV-2.
 
Os sintomas ocorrem por episódios, ou de forma crônica. Geralmente surgem três meses depois da fase aguda do vírus, podendo durar anos. As sequelas incluem dores de cabeça, cansaço, perda de memória, dificuldade de raciocínio, insônia, dores pelo corpo e nas articulações, febre que não passa, depressão, ansiedade, mudanças no hábito intestinal, mudanças de peso, queda de cabelo e unhas fracas, entre mais de 200 sintomas/sequelas conhecidos.
 
Para atender esses pacientes foi inaugurado, em agosto de 2021, o Centro Regional Especializado (CRIE) Pós-Covid-19, fruto de convênio entre a Universidade, o município de Blumenau e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI).
 
Os serviços do CRIE são realizados via Sistema Único de Saúde. Todo paciente que teve um teste positivo para Covid e que hoje tem sintomas deve procurar sua unidade de saúde e solicitar o agendamento para avaliação pelo serviço do CRIE Pós-Covid.
 
No CRIE, o paciente passa por acolhimento realizado por uma das enfermeiras do serviço, junto com outro profissional ou estudante da área da saúde. É realizada a escuta qualificada para apurar os sinais, queixas e sintomas.
 
Depois do acolhimento, a equipe encaminha o paciente às especialidades e terapias indicadas. Uma das especialidades é a Educação Física, com realização de exercícios físicos Pós-Covid-19 adaptados para cada pessoa, executados por acadêmicos de Educação Física supervisionados pelo professor Dr. Clóvis Arlindo de Sousa, para melhorar a saúde física, cognitiva e mental dos pacientes, e avaliações e escuta antes das sessões de exercícios.
 
O programa de exercícios consiste em atividades aeróbicas, alongamentos/flexibilidade e mobilidade articulares, força e resistência muscular, equilíbrio e funcionalidade, além de liberação miofascial e autopercussão corporal”, explica o Dr. Clóvis, supervisor e orientador dos acadêmicos de Educação Física da FURB e dos pacientes.
 
O grupo de Exercício Físico Pós-Covid-19 se reúne todas as quartas-feiras, entre 10h e 11h, no Complexo Esportivo da Educação Física da FURB, no final da Rua Alfredo Gunther, transversal da Antônio da Veiga, depois da Confeitaria Dona Hilda. Contato: Departamento de Educação Física da FURB, pelo telefone (47) 3321 0264 (Thaynara ou Prof. Clóvis).
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página