Blog Top Society - Karla Cruz

Porto Belo renova parceria com o Programa Cidade Empreendedora

22/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11948_post_10426.jpg
O programa Cidade empreendedora vem mudando a realidade de muitas cidades brasileiras.
 
A parceria do Sebrae com os municípios tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas públicas de desenvolvimento que resultam numa gestão empreendedora.
 
Nesta segunda-feira, 22, a prefeitura de Porto Belo renovou o contrato por mais 2 anos. O ciclo 2023/2024 inclui o pacote essencial, mais consultoria por meio da Sala do Empreendedor, formatação de um roteiro turístico, consultoria para desburocratização dos processos; apoio no projeto JEEP- Jovens Empreendedores Primeiros Passos e consultoria de apoio nas ações do turismo.
img/topsocie_blog/11948_post_9119.jpg
 
Porto Belo já completou os quatro ciclos iniciais com grandes conquistas, tanto para a cidade, quanto para os empreendedores que utilizam os serviços.
 
A presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zene Drodowisky fala da expectativa para essa nova etapa.
 
“Nessa parceria temos uma oferta de soluções dentro do guarda-chuva que é o Programa Cidade Empreendedora É muito gratificante trabalhar com o Sebrae porque tem entrega. E é a entrega que dá resultado”, reforça.
 
Atuação do Sebrae
 
O Sebrae vai atuar nos eixos de compras, desburocratização e Sala do Empreendedor, com consultoria para a população e para os servidores públicos. Uma das ações é a implementação da Plataforma Única - plataforma de inteligência de dados, com mais de 250 indicadores com análise comparativa. Uma importante ferramenta de tomada de decisão para a gestão pública.
 
“Vamos cada vez mais fortalecer as Políticas Públicas, diversificando o eixo econômico. Hoje a cidade é forte em serviço e comércio, mas precisamos trabalhar também a industrialização. Quanto mais desburocratizar, mais incentivamos o empresário a investir no município. Todo nosso apoio é focado no empreendedorismo, para gerar oportunidade de emprego e renda, aumentar a competitividade e fomentar a economia e o desenvolvimento da cidade”, completa o gestor do projeto, Alcides Sgrott Filho.
 
“Porto Belo cresceu muito nos últimos anos, e na região, somos a cidade com mais espaço em frente a BR 101 para que sejam construídas indústrias. Trabalhar o fortalecimento do empreendedor é fundamental”, reforça o prefeito Joel Lucinda.
 
A assinatura do contrato aconteceu durante a abertura da Semana do Empreendedor, que segue até dia 26 de maio, com palestras e capacitações. Além das autoridades locais, esteve presente também o Deputado Estadual Emerson Stein.
 
Diversas outras soluções estão incluídas no novo ciclo. Abaixo conheça mais detalhes do programa.
 
Roteiro Turístico - A solução tem como objetivo aumentar a competitividade e diversificar as atividades de propriedades rurais de produção familiar e de agroindústrias, e promover o exercício do trabalho coletivo. A implementação da solução é dividida em análise do potencial dos empreendimentos e melhoria do modelo de negócio, capacitações e formatação do produto turístico. Esta solução prevê o desenvolvimento de um produto turístico coletivo e rural, atendendo a até 20 propriedades rurais de produção familiar/agroindústrias.
 
Os consultores vão trabalhar também o fortalecimento do trade local – com apoio as ações da sociedade civil organizada e apoio aos eventos locais, para posicionar Porto Belo como um destino turístico inteligente.
 
Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP – A solução visa multiplicar o conhecimento da metodologia para o professor, para que ele utilize em suas práticas educativas, tendo suporte do consultor do Sebrae ao longo da aplicação. Os temas trabalhados são:
1º ano: Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial
2º ano: Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais
3º ano: Brinquedos Ecológicos
4º ano: Produções Culturais Criativas
5º ano: Sabores e Cores Regionais
6º ano: Soluções Sustentáveis
7º ano: Robótica Empreendedora
8º ano: Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras
9º ano: Geração Empreendedora

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página