Blog Top Society - Karla Cruz

Festival Culturaberta terá 5 atrações principais imperdíveis na capital

18/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11921_post_14768.png
Dandara Manoela e Cores de Aidê, A Grande Invenção de Julio Maestri, Marco Oliva e Cláudio Schuster com Há Um Blues no Fim do Túnel, Boi de Mamão Arreda Boi e o grupo Tarrafa Elétrica, de Itajaí, são os destaques da programação do 1º Festival Culturaberta, no próximo dia 27 de maio, no espaço Matura Floripa, no Campeche. O evento gratuito e aberto ao público celebra a estreia do projeto que, além de quatro festivais programados para o ano todo, também conta com 16 oficinas culturais iniciadas em abril, no sul da Ilha.
 
Culturaberta reúne um coletivo de renomados artistas com o principal objetivo de impactar positivamente a sociedade, por meio da formação, difusão e promoção da cultura, visando valorizar o trabalho artístico autoral catarinense e dar oportunidade aos cidadãos de acessar arte e cultura nas mais diversas formas. As oficinas do projeto iniciaram em abril e finalizam em novembro deste ano, com direito a certificado para os alunos que concluírem os estudos. A programação do 1º festival, com dez horas de duração, contará com as cinco atrações principais intercaladas por intervenções artísticas dos alunos e professores das oficinas de música, dança, circo, cultura popular, artes visuais e educação ambiental do projeto.
 
A realização do Culturaberta, tanto os festivais quanto as oficinas, foi garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura. O PIC permite que empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) possam incentivar projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente.
 
Saiba mais sobre os destaques da programação:
 
Dandara Manoela
Dandara Manoela é cantora, compositora, percussionista, produtora artística e cultural e educadora vocal. Sua potência musical é um símbolo de resistência das manifestações culturais afro-brasileiras e da mulher negra e lésbica no campo artístico. Vencedora dos prêmios catarinenses de melhor cantora (2017) e melhor álbum (2018), transita por diversos ritmos brasileiros, como samba e MPB, com influências afro e latinas, cantando lutas, afetos e subjetividades que encontram espaço em um público cada vez mais ávido por uma arte representativa e transformadora, e estará compartilhando suas músicas no palco com Cores de Aidê 
 
Cores de Aidê
Cores de Aidê surgiu em 2015 no cenário artístico de Florianópolis. Um grupo de mulheres a convite de Sarah Massí, cujo intercepto foi o samba reggae e suas possibilidades artísticas. Ao longo da sua existência, a Banda Cores de Aidê agregou mulheres diversas em seus percursos, histórias, estéticas, vivências, gerações e procedências através da percussão, fazendo-as convergir na compreensão da potência artística e política do samba reggae e na construção coletiva da identidade conceitual das Cores de Aidê, através da criação das composições autorais, espetáculos cênicos, repertório, figurino, coreografia, arranjos de vozes, entre outros.
 
A Grande Invenção, com Julio Maestri
A Grande Invenção conta a história de uma bactéria, o pequeno João, a Dona Dorotéia, uma centopéia, e a Minhoca, que vivem em um grão de terra preta. Um dia, para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras que alimentavam todos os seres que viviam nesse universo, vão embarcar numa super aventura, para juntos criarem – a Grande Invenção.
 
Boi de Mamão Arreda Boi
O espetáculo do grupo Arreda Boi é composto por uma banda musical constituída por um cantador -puxador/ narrador que conduz a história, anunciando a sequência da brincadeira e, muitas vezes, improvisando versos. Diversos instrumentos e um coro acompanham esta narrativa ora em prosa ora cantada. Os atores-brincantes dançam nos bonecos-máscaras e também atuam nos outros papéis que integram o conflito posto, como o médico e a benzedeira. Os bonecos do grupo Arreda Boi foram modelados a partir do conjunto do boi de mamão em argila do artista e pesquisador da cultura da ilha de Santa Catarina Franklin Joaquim Cascaes (acervo MarquE).
 
Marco Oliva e Cláudio Schuster
Há um blues no Fim do Túnel une música e poesia para celebrar paixão, transgressão e esperança. Do blues ao samba, da MPB à milonga. Assim é o álbum e o show Há um blues no fim do túnel, resultado da união entre a poesia do jornalista e escritor Cláudio Schuster com a música do cantor e compositor Marcoliva, além de parcerias que incluem ainda Rafael Meksenas, Cris Ferreira e Rafael Calegari, responsável pela direção musical e arranjos. O blues é o fim condutor de um trabalho que agrega diversidades em sua unidade sonora e poética.
 
Tarrafa Elétrica
A banda Tarrafa Elétrica, de Itajaí-SC, é referência no cenário musical catarinense, misturando ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi-de-Mamão com Rap, Viola Caipira com Rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação. Com um repertório que pode ser apresentado tanto em festas que exaltam a riqueza da cultura, quanto em festivais ou baladas, o show é uma verdadeira celebração musical para todas as idades. As crianças se encantam com o Boi-de-Mamão e a Maricota e os adultos se identificam e se emocionam com a memória de suas raízes e referências de sua terra.
 
1º Festival Culturaberta
Data: 27 de maio, sábado, das 13h às 23h.
Local: Matura Floripa - SC-405, 3451 - Campeche, Florianópolis - SC, 88063-700
Ingressos gratuitos: retirar no dia no local. Sujeito a lotação. 
Evento acessível em libras. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página