Blog Top Society - Karla Cruz

Pesquisa revela que 4% dos casos de câncer no Brasil são cerebrais

18/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11918_post_9557.jpg
Neste mês de maio as atenções estão voltadas para a conscientização e combate do câncer cerebral. As ações do Maio Cinza têm como intuito explicar para a população sobre o câncer cerebral, considerado uma doença silenciosa. Vista como uma das doenças mais temidas pela população, o câncer cerebral se desenvolve no cérebro e pode afetar as inúmeras funções do corpo humano.
 
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença representa cerca de 4% dos casos de câncer no Brasil, sendo mais comum em pessoas com idade acima de 50 anos e ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil.
 
De acordo com a neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel (Blumenau/SC), os sintomas mais comuns são dores de cabeça, vômitos, tonturas, convulsões, alterações de visão e de comportamento.
 
“A preocupação dos especialistas é que por ser considerada uma doença silenciosa, onde geralmente as pessoas entendem que os sintomas são fatores comuns e acabam não procurando ajuda médica. Ao descobrir, muitas vezes, o câncer está em estágio avançado”.
 
O cérebro é o órgão que coordena todas as funções do corpo, como a fala, coordenação motora, memória, raciocínio e atenção. Danielle revela que quando esse órgão é acometido por um tumor, as células anormais passam a crescer de forma desordenada.
 
A neurocirurgiã explica que o tumor cerebral pode ser tanto benigno, quanto maligno.
 
“A diferença é que o primeiro desenvolve mais lentamente, podendo ser solucionado com uma neurocirurgia para remoção. Já os malignos, têm um crescimento acelerado e necessitam de tratamentos mais complexos”.
 
“O tratamento do câncer cerebral é complexo e envolve diversas modalidades, como a neurocirurgia, radioterapia e quimioterapia. É importante alertar que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso, é importante que as pessoas estejam atentas aos sinais e sintomas da doença”, informa.
 
Danielle também faz um alerta sobre a prevenção da doença. “A precaução é fundamental para reduzir os casos de câncer cerebral. A adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e o não fazer o uso de drogas ilícitas pode contribuir fortemente para a prevenção”.
 
Sobre Danielle de Lara
 
Médica Neurocirurgiã em atividade na cidade de Blumenau (SC). Atua principalmente na área de cirurgia endoscópica endonasal e cirurgia de hipófise. Dois anos de Research Fellowship no departamento de ’MinimallyInvasiveSkull Base Surgery’ em ’The Ohio StateUniversityMedicalCenter’, Ohio, EUA. Graduada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau. Possui formação em Neurocirurgia pelo serviço de Cirurgia Neurológica do Hospital Santa Isabel.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página