Blog Top Society - Karla Cruz

Nadador catarinense de 19 anos quer chegar à Olimpíada

09/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11816_post_8959.jpg
Júlio César Birkner, atleta do Lira Tênis Clube, de Florianópolis, com apenas 19 anos, já vem se destacando em provas de ultramaratonas aquáticas. Mais recentemente, venceu a Travessia da Ilha do Mel (PR), dia 15 de abril, competindo com 50 nadadores no percurso de 23km e, de quebra, conquistou o novo recorde da prova com o tempo de 4h 49 min e 17 segundos, sendo que cerca de 14 km do percurso Júlio nadou contra a corrente. Com fôlego de sobra, não bastasse a vitória e o recorde do sábado, no domingo, 16 de abril, Júlio nadou a prova de 2.5 km da mesma competição e foi o primeiro colocado entre os 40 competidores.
 
A história de Júlio com as piscinas do Lira Tênis Clube começou em 2014, aos 9 anos de idade. “Eu cheguei a passar um período de quatro anos fora do Lira e retornei ano passado, para treinar com Eduardo, e juntos já conquistei os maiores títulos da minha carreira em menos de um ano”, conta Júlio sobre a parceria de sucesso com seu técnico no Lira. Com o objetivo de integrar o Top 5 do Ranking Mundial de Ultramaratonas em dois anos, Júlio é treinado por Eduardo Seeger Duarte e, a curto prazo, quer buscar índices para integrar a Seleção Brasileira de Ultramaratona e disputar uma Olimpíada na prova de 10km em águas abertas. Para tanto, treina diariamente nadando distâncias que podem chegar a 13 km por treino.

"Um problema que impossibilita as viagens e competições internacionais do Júlio para que ele possa ficar ainda mais expressivo neste cenário das ultramaratonas, é a falta de patrocínio, porque atualmente ele mesmo custeia todas as suas despesas, e as competições fora do país ficam inviáveis neste momento”, explica o técnico Eduardo sobre as limitações do atleta fora das piscinas, já que na água, ele não vê limites para alcançar seus sonhos.  E, comprovando a vocação do clube de Florianópolis em formar atletas de ponta, Maurício Cangiani, o primeiro atleta a completar a Volta a Ilha sozinho nadando somando 125km em 5 dias, é quem divide os treinos com Júlio no Lira Tênis Clube onde a ambição de ambos é participar de provas internacionais e competições de alto nível.

A próxima prova de Julio é a Travessia 10 da Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, quando vai nadar 14 km solo e é um dos favoritos.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página