O Dia das Mães é uma das datas mais celebradas no mundo, trazendo o espírito de
amor, cuidado, afeto, carinho e admiração. Comemorada no segundo domingo de
maio, neste ano, no dia 14, é também uma das datas mais importantes para o
comércio, sendo considerada pelo varejo como a principal data comemorativa do
primeiro semestre. Em termos de faturamento, durante o ano, perde apenas para o
Natal.
O levantamento apontou que
aproximadamente R$ 33,2 bilhões serão movimentados nos segmentos de comércio e
serviços em decorrência da data em 2023 e que cerca de 128,7 milhões de
brasileiros pretendem presentear alguém este ano.
Consumidores devem gastar mais do que
em 2022
Comparando aos dados de 2022, 28% dos
consumidores pretendem gastar o mesmo valor que investiram no ano anterior,
enquanto 38% acreditam que devem gastar mais. Entre os motivos para o aumento
no investimento estão: comprar um presente melhor (44%); produtos que pretendem
comprar estão com preço mais elevado (40%); e piora no cenário econômico
comparado a 2022 (20%). O ticket médio por consumidor ficou estabelecido em R$
258, sendo que a maioria dos entrevistados pretendem comprar dois presentes na
data.
As principais presenteadas na data
serão as mães (78%), esposas (18%) e sogras (16%).
Roupas, calçados e acessórios lideram
as categorias de presentes
Segundo a pesquisa, os líderes de
venda em 2023 serão roupas, calçados ou acessórios com 46% das intenções de
compra, seguidos de perfumaria, com 42%, cosméticos, com 23% e por último
chocolates, com 23% das intenções.
Lojas físicas aparecem como principal
local de compras
As lojas físicas ainda são as
preferidas dos brasileiros para comprar os presentes de Dia das Mães. Ao todo,
72% dos entrevistados pretendem comprar os presentes presencialmente, sendo os
shopping centers eleitos como o melhor local por 31% dos consumidores e 18%
preferem as lojas de rua.
As compras on-line aparecem como
preferência para 40% dos consumidores, sendo lojas e sites virtuais escolhidos
por 36%. Os principais locais de compras on-line são sites de varejistas
nacionais, varejistas internacionais e sites de lojas de roupas,
respectivamente.
“Apesar dos últimos
anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o
brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja
e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento on-line, mas
o atendimento físico se mantém muito forte no país”, destaca o presidente da
CNDL, José César da Costa.
PIX será forma de pagamento mais
utilizada
A opção de pagar os presentes em PIX
foi apontada por 34% dos consumidores, com aumento de 8 pontos percentuais
comparado a 2022. Pretendem pagar no cartão de débito, 26% dos entrevistados e
53% alegaram que o pagamento será feito a prazo, no cartão de crédito parcelado
(33%) e parcela única (19%).
A maior parte das pessoas (81%)
pretende pesquisar antes de efetuar as compras, sendo que 67% realizam pesquisa
de preços sem o uso da internet, diretamente nas lojas físicas. Já 71%% dos
entrevistados utilizam sites e aplicativos e 39% consultam as redes sociais.
Consumidores deixarão de pagar alguma
conta para presentar no Dia das Mães
A pesquisa aponta que 12% dos
consumidores constatou que vai deixar de pagar alguma conta para presentear no
Dia das Mães. Os consumidores ainda apresentaram um dado preocupante: 29%
admitiram que costumam gastar mais do que podem com as compras na data.
A orientação é que os consumidores
utilizem a criatividade, antes de se endividarem, afetando o orçamento
familiar. “Vivemos um momento de recorde de
inadimplência da população. Por isso, o consumidor deve priorizar o pagamento
das contas antes de adquirir novas dívidas”, orienta Merula Borges,
especialista em finanças da CNDL.
Campanha “Dia das Mães: Amor que
Supreende” segue até dia 16 de maio
Entre algumas das estratégias para
vender mais e melhor no Dia das Mães, é estimular os consumidores a
participarem de promoções e campanhas. A CDL Blumenau segue com a Promoção “Dia das Mães: Amor que
Supreende” até o dia 16 de maio, com o
sorteio de R$ 20 mil em prêmios.
Aos varejistas é de extrema
importância utilizar os dados desta pesquisa para que possam aprimorar as
vendas através de estratégias de marketing, oferecendo uma experiência ainda
mais completa para os seus clientes. Separamos também 5 dicas para vender mais no Dia das
Mães, confira.