Blog Top Society - Karla Cruz

Dia das Mães vai movimentar cerca de R$ 33,2 bilhões no país em 2023

08/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11802_post_4393.png
Dia das Mães é uma das datas mais celebradas no mundo, trazendo o espírito de amor, cuidado, afeto, carinho e admiração. Comemorada no segundo domingo de maio, neste ano, no dia 14, é também uma das datas mais importantes para o comércio, sendo considerada pelo varejo como a principal data comemorativa do primeiro semestre. Em termos de faturamento, durante o ano, perde apenas para o Natal.
 
Nos próximos dias, o Dia das Mães vai movimentar o comércio no país inteiro. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, realizou uma pesquisa em todas as capitais do país sobre as intenções de compras dos consumidores para este período.
 
O levantamento apontou que aproximadamente R$ 33,2 bilhões serão movimentados nos segmentos de comércio e serviços em decorrência da data em 2023 e que cerca de 128,7 milhões de brasileiros pretendem presentear alguém este ano.
 
Consumidores devem gastar mais do que em 2022
 
Comparando aos dados de 2022, 28% dos consumidores pretendem gastar o mesmo valor que investiram no ano anterior, enquanto 38% acreditam que devem gastar mais. Entre os motivos para o aumento no investimento estão: comprar um presente melhor (44%); produtos que pretendem comprar estão com preço mais elevado (40%); e piora no cenário econômico comparado a 2022 (20%). O ticket médio por consumidor ficou estabelecido em R$ 258, sendo que a maioria dos entrevistados pretendem comprar dois presentes na data.
 
As principais presenteadas na data serão as mães (78%), esposas (18%) e sogras (16%).
 
Roupas, calçados e acessórios lideram as categorias de presentes
 
Segundo a pesquisa, os líderes de venda em 2023 serão roupas, calçados ou acessórios com 46% das intenções de compra, seguidos de perfumaria, com 42%, cosméticos, com 23% e por último chocolates, com 23% das intenções.
 
Lojas físicas aparecem como principal local de compras
 
As lojas físicas ainda são as preferidas dos brasileiros para comprar os presentes de Dia das Mães. Ao todo, 72% dos entrevistados pretendem comprar os presentes presencialmente, sendo os shopping centers eleitos como o melhor local por 31% dos consumidores e 18% preferem as lojas de rua.
 
As compras on-line aparecem como preferência para 40% dos consumidores, sendo lojas e sites virtuais escolhidos por 36%. Os principais locais de compras on-line são sites de varejistas nacionais, varejistas internacionais e sites de lojas de roupas, respectivamente.
 
“Apesar dos últimos anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento on-line, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
 
PIX será forma de pagamento mais utilizada
 
A opção de pagar os presentes em PIX foi apontada por 34% dos consumidores, com aumento de 8 pontos percentuais comparado a 2022. Pretendem pagar no cartão de débito, 26% dos entrevistados e 53% alegaram que o pagamento será feito a prazo, no cartão de crédito parcelado (33%) e parcela única (19%).
 
A maior parte das pessoas (81%) pretende pesquisar antes de efetuar as compras, sendo que 67% realizam pesquisa de preços sem o uso da internet, diretamente nas lojas físicas. Já 71%% dos entrevistados utilizam sites e aplicativos e 39% consultam as redes sociais.
 
Consumidores deixarão de pagar alguma conta para presentar no Dia das Mães
 
A pesquisa aponta que 12% dos consumidores constatou que vai deixar de pagar alguma conta para presentear no Dia das Mães. Os consumidores ainda apresentaram um dado preocupante: 29% admitiram que costumam gastar mais do que podem com as compras na data.
 
A orientação é que os consumidores utilizem a criatividade, antes de se endividarem, afetando o orçamento familiar. “Vivemos um momento de recorde de inadimplência da população. Por isso, o consumidor deve priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas”, orienta Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.
 
Campanha “Dia das Mães: Amor que Supreende” segue até dia 16 de maio
 
Entre algumas das estratégias para vender mais e melhor no Dia das Mães, é estimular os consumidores a participarem de promoções e campanhas. A CDL Blumenau segue com a Promoção “Dia das Mães: Amor que Supreende” até o dia 16 de maio, com o sorteio de R$ 20 mil em prêmios.
 
Aos varejistas é de extrema importância utilizar os dados desta pesquisa para que possam aprimorar as vendas através de estratégias de marketing, oferecendo uma experiência ainda mais completa para os seus clientes. Separamos também 5 dicas para vender mais no Dia das Mães, confira.
 
Baixe a pesquisa completa sobre a Intenção de Compras no Dia das Mães em 2023.  Em Blumenau, a CDL segue a estimativa da pesquisa nacional feita pela CDNL/ SPC Brasil.
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página