Blog Top Society - Karla Cruz

Viva Arte Viva! explora diversos tipos de arte em experiências inovadoras na Grande Florianópolis

02/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11753_post_8373.jpg
No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Arte, o Grupo Pedra Branca lança um projeto inovador para associar e valorizar as mais diferentes formas de arte em seus empreendimentos. Nos dias 29 e 30 de abril, o Passeio Pedra Branca, em Palhoça, e o Passeio Primavera, em Florianópolis, foram o palco do Viva Arte Viva! que promoveu diversas experiências relacionadas às sete principais formas de arte: música, dança, pintura, escultura, arquitetura, literatura e cinema. A programação aconteceu de forma simultânea nos dois endereços, reconhecidos como os centros mais criativos e inovadores da região.
 
img/topsocie_blog/11753_post_8281.jpg
img/topsocie_blog/11753_post_11136.jpg
img/topsocie_blog/11753_post_5908.jpg
Durante seis horas, o público experienciou diferentes eventos, com atrações principais e atividades paralelas, e, também, pode conferir a galeria de arte a céu aberto que está sendo consolidada nos Passeios. Diversas obras de arte estão expostas nos empreendimentos, com destaque – entre abril e maio – para oito esculturas do Jaguar Parade Floripa 2023, movimento do qual o Grupo Pedra Branca é patrocinador Ouro.
 
Cazão, Rodrigo Levél, Bela e Julia Sardinha são os artistas locais que estão customizando as quatro onças originais que serão exibidas nos Passeios, que contarão também com esculturas de acervo do movimento: Natureza Urbana, de Bruno Badaró; Força Oposta, de Luiza Neves Xavier; Kintsu, de Sacha; e Entre o Céu e a Terra, de Marte. As onças estarão em exposição pública de 14 de abril a 20 de maio, período em que ocorre o leilão on-line, com resultado divulgado no dia 25 de maio.
 
O Grupo Pedra Branca reforça o propósito de associar e valorizar as mais diferentes formas de arte em seus empreendimentos. “Nossa conexão é cada vez mais forte com as diversas formas de arte. E a arte urbana é um importante elemento das nossas entregas urbanísticas. Estamos consolidamos e ampliando esse nosso propósito, contribuindo para aproximar o público da arte em geral, poderoso instrumento de transformação social e cultural”, afirma Marcelo Gomes, CEO do Grupo Pedra Branca.
 
Galerias de arte a céu aberto
A arte é a vertente que vem sendo expandida nos empreendimentos do Grupo Pedra Branca. Sob os conceitos de cidade criativa e cidade para pessoas, que consagraram as iniciativas do grupo, obras de arte passam a compor os espaços de uso público, provocando encantamento, reflexão e a ressignificação da relação das pessoas com o lugar.
 
A exemplo do Passeio Pedra Branca, em Palhoça, que já conta com a “Praça das Esculturas” e 22 totens da série Tarot Pedra Branca, criada pelo artista e poeta Rodrigo de Haro (1939-2021), uma das maiores expressões da arte brasileira, o Passeio Primavera, em Florianópolis, também ganhou este ano uma galeria de arte a céu aberto. No local foram expostas cinco esculturas, dando início à coleção Primavera: Unidade Neoconcreta, de Franz Weissmann; Mockingbird e Topdog, de Huang Yulong; Duas Graças, de Laura Vinci; Sem título, de Iole de Freitas; e Linha da Terra, de Túlio Pinto.
 
“Sensibilizando e intrigando as pessoas com a coleção de arte Primavera, os novos Espaços de Arte projetados têm a intenção de expor e trazer para mais perto do público o convívio com o artista e sua trajetória de criação e produção”, acrescenta Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden, âncora do Passeio Primavera. Segundo ela, a coleção vem sendo implementada com a colaboração de alguns consultores de arte e curadores. Trata-se de uma coleção de arte particular dos empreendedores que vem sendo exposta nas “galerias de arte a céu aberto” dos empreendimentos do grupo Pedra Branca.
 
Jaguar Parade
Exposição das esculturas até 20 de maio
 
Locais:
Rua da Universidade, s/nº, Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC).
Rodovia SC 401, km 4, nº 4.150, em Florianópolis (SC).
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página