Blog Top Society - Karla Cruz

Arquiteto Jeferson Branco apresenta simbiose entre corpo e tecnologia como um autorretrato do tempo

17/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11606_post_4292.jpg
Jeferson Branco sempre gera boas expectativas acerca da sua participação na CASACOR/SANTA CATARINA. Seu perfil visceral e criativo rende ambientes de pura emoção e relação com os visitantes. E não será diferente no t3chno.DELTA, ambiente criado pelo profissional no mapa da mostra catarinense em Balneário Camboriú, aberta ao público de 8 de junho a 23 de julho, no The Spot One, novo empreendimento da Almeida Junior, anexo ao Balneário Shopping.

O tema proposto pela mostra nos faz buscar um outro caminho entre o corpo, o espaço que ocupa e a extensão tecnológica. Sabemos que as tecnologias, se bem utilizadas, invertem essa ordem atualmente compreendida com a substituição do humano pela máquina. É natureza do humano a criação, esse repertório hoje algoritmizado nas nuvens, muitas vezes usado para manipular os comportamentos e opiniões. É preciso devolver a autonomia das pessoas diante a vida", conta o arquiteto.

A fronteira é borrada pelo profissional, que trabalha a ideia de extensão e simbiose entre morador e espaço. Afinal, qual a temporalidade que o ser humano lida hoje? Com a disputa por atenção no campo on-line, o que resta para viver no off-line? Jeferson provoca a pensar um modelo que estimule o uso da tecnologia só quando realmente necessário, pois a vida acontece sob o mesmo solo com seus impactos de irreversível proporção. E, neste território, o corpo sempre será o autor/protagonista das fabulações que o movem.

Não se trata de estigmatizar o fortalecimento tecnológico, só hierarquizar seu lugar na rotina de vida e em benefício da humanidade. Nesta linha, o arquiteto equilibra as ambivalências que a questão ainda faz surgir. 

“Vamos trabalhar o conceito de simbiose no ambiente, uma mistura meio de biofilia com hightech, ancestralidade VS futurismo, a tecnologia como extensão do corpo, o corpo ciborgue e os limites da tecnologia na sociedade da imagem, do espetáculo e da vigilância", aprofunda.

Os 27 ambientes que compõem o roteiro de visitação da mostra catarinense já estão definidos em fase de construção. A abertura oficial para convidados será no dia 7 de junho e, a partir de 8 de junho para o público geral. 

CASACOR/ SANTA CATARINA - Balneário Camboriú
Aberta ao público: 8 de junho a 23 de julho
Horário de funcionamento:
De terça a sábado - incluindo feriados - das 13h às 21h
Aos domingos das 13h às 19h.
Onde: The Spot One, anexo ao Balneário Shopping
Endereço: Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú
Acesso à mostra:  Piso L2 do Balneário Shopping
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página