Blog Top Society - Karla Cruz

Escritório renomado assina novo projeto da Dimas Construções em frente ao Parque da Luz

14/04/2023    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/11592_post_3052.jpg

Fundado pelo arquiteto francês Greg Bousquet, ARCHITECTS OFFICE criou conceito do empreendimento que terá vista para o parque e para a ponte Hercílio Luz

Em frente à exuberante natureza do Parque da Luz e distante apenas alguns passos da Ponte Hercílio Luz, em pleno centro de Florianópolis. Este é o endereço do mais novo projeto da Dimas Construções, que traz a assinatura de um dos mais respeitados escritórios de arquitetura do mundo - ARCHITECTS OFFICE, do arquiteto francês Greg Bousquet, fundador da Triptyque Architecture.

A localização privilegiada inspirou o projeto. Do encontro entre cidade e natureza, surgirá um residencial de uso misto em que o verde é protagonista, e a conexão com o entorno, essencial. O projeto está localizado nos altos da Rua Felipe Schmidt, uma área de comércios, serviços e lazer demarcada por paisagens naturais da orla marítima de Florianópolis. O endereço já abrigou o tradicional restaurante Lindacap, clássico ponto de encontro e gastronomia da Capital catarinense. 

Nesse encontro de distintas dinâmicas, o equilíbrio é criado na morada. O resultado são duas torres de uso misto, com composições de materiais naturais, como a madeira e a pedra, em designs distintos para dialogar cada qual com os seus arredores imediatos.

A primeira torre, voltada ao Parque da Luz e toda sua exuberância natural, é aberta ao entorno, com unidades residenciais maiores, amplitude visual 360° para as vistas e presença de floreiras em um desenho de fachada rítmica e dinâmica. A segunda torre, posterior à primeira, traz um programa privativo, de apartamentos mais enxutos e fachadas em grid. Duas linguagens que representam sua localidade, e que simbolizam a união entre o urbano e a natureza em harmonia.

As áreas comuns são distribuídas ao longo das edificações, no subsolo com acesso ao jardim privativo, subindo até o térreo com as áreas sociais organizadas em pavilhão, em conexão com as áreas externas de jardins e espaços esportivos. E na cobertura das torres, ambientes de convivência e experiências externas, com vista para a cidade, coroam o lazer na criação.

“A proposta do projeto desenvolvido pela ARCHITECTS OFFICE busca trazer uma morada viva, como o bairro em que se estabelece, abrigando o equilíbrio entre construído e não construído para experiências de bem-estar com a cidade e a natureza”, diz o arquiteto Sávio Jobim, Diretor de Criação do escritório.

O projeto paisagístico do empreendimento é de responsabilidade do paisagista e botânico Ricardo Cardim. Especialista em biodiversidade nativa, ele é autor do livro "Paisagismo Sustentável para o Brasil: Integrando natureza e humanidade no século XXI". Ele destaca que a intenção do projeto é aproximar as pessoas de uma experiência com a natureza.

“A ideia é que quando o morador ou o visitante entre nesse empreendimento, ele se encante com as belezas das plantas nativas da mata atlântica”, diz. “A gente vai ter vários exemplares de palmito juçara, que é uma palmeira ameaçada de extinção da mata atlântica”, complementa o paisagista.

“No início de cada projeto sempre buscamos entender o que podemos fazer para melhorar tudo o que está ao redor do empreendimento. A gente trabalha para construir uma cidade para as pessoas. Então, é um privilégio oferecer um projeto  que estará conectado com espaços tão importantes para o dia a dia da cidade, como o Parque da Luz e a Ponte Hercílio Luz”, diz Gabriel Freire, Diretor de Incorporação da Dimas Construções.

Sobre a Dimas Construções

A Dimas Construções é uma das mais tradicionais construtoras de Santa Catarina, fundada em 1979 pelo empresário Dimas Arnoldo Silva. Com projetos exclusivos, a empresa cria empreendimentos para estilos de vida variados, que dialogam com o entorno, melhorando as cidades e trazendo inovações que fazem a diferença na vida das pessoas. Acesse nosso Manifesto e conheça o Jeito Dimas. E acompanhe também mais novidades sobre o novo projeto da Dimas Construções.





Guilherme Simon 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página