Blog Top Society - Karla Cruz

1º Encontro de Crianças de Espectro Autista do Lira Tênis Clube, em Florianópolis

13/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11577_post_7768.jpg
Dia 15 de abril acontece o 1º Encontro de Crianças de Espectro Autista do Lira Tênis Clube, evento aberto à comunidade, onde os benefícios da prática da natação para a criança com autismo será o tema central, das 9h às 11 horas, nas dependências do clube que fica nos altos da rua Felipe Schmidt, Centro de Florianópolis. 

O Lira, uma instituição social e esportiva quase centenária que atualmente está sob o comando do presidente Carlos Eduardo Ferrari Cardoso e do vice, Moacir Zanellato, inovou nas suas piscinas há um ano quando passou a desenvolver um projeto de aulas de natação exclusivas para crianças e adolescentes com autismo, de 7 a 17 anos,  com qualquer variação da síndrome. Para celebrar o sucesso do primeiro ano da ação inclusiva, o clube vai reunir alunos, pais, responsáveis e profissionais da saúde interessados no tema.  

“A ideia, desde a origem do projeto, foi a de ajudar os alunos com espectro de autismo na adaptação ao meio aquático, adaptabilidade social e motora entre outros benefícios, e queremos expandir este propósito com a comunidade trocando experiências”, explica Claudia Morales Grande Benedet, Coordenadora de Natação do Lira.  

O 1º Encontro de Crianças de Espectro Autista do Lira terá a piscina do clube como cenário, com direito a aulão de alunos já matriculados e alunos em aula experimental acompanhados de um responsável dentro da água. Além disso, os presentes poderão participar de um bate papo com a fonoaudióloga Fabiane Klann Baptistoti e a neuropsicopedagoga Fernanda Santos, junto com a coordenadora Claudia Morales e a professora da turma especial do Lira, Franciane Temochko, que apresentarão o projeto de natação para crianças e adolescentes com autismo. 

“A ideia deste movimento sempre foi a de ajudar os alunos com espectro de autismo na adaptação ao meio aquático, adaptabilidade social e motora entre outros benefícios já ”, explica Cláudia Grande, coordenadora do projeto.

Atualmente o Lira Tênis Clube mantém três turmas do projeto de natação para portadores de autismo e tem vagas para novos alunos. Ainda sobre conexão com a comunidade, vale lembrar que algumas das vagas do projeto foram oferecidas gratuitamente para famílias que ganham até três salários-mínimos. 

“Trata-se de um grande aprendizado imergir nesse universo tão especial, rico e intenso que é o cotidiano de um autista, e poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento desses alunos”, defende Franciane Temochko professora dos alunos especiais.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página