Blog Top Society - Karla Cruz

Obra da Editora Expressão comemora os 350 anos de Floripa

10/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11545_post_13001.jpg
Tudo o que Florianópolis tem. A obra intitulada “Floripa 350 Anos” apresenta todas as características, histórias, pessoas e acontecimentos que fazem o município ser conhecido nacional e internacionalmente como a Ilha da Magia. O livro integra as comemorações pelo aniversário da cidade e representa um legado cultural permanente para a capital catarinense.
 
Produzida pela Editora Expressão, que possui o maior portfólio de livros comemorativos do Brasil, a obra especial de capa dura, amplamente ilustrada, com 224 páginas, foi escrita pelo jornalista e historiador Maurício Oliveira, e apresenta um registro panorâmico da trajetória desta cidade que encanta o mundo todo.
 
img/topsocie_blog/11545_post_4850.jpg
Com tiragem de cinco mil exemplares, o livro conta com entrevista exclusiva de quatro páginas com o prefeito Topazio Neto, que aborda os pilares da economia da cidade (turismo e tecnologia), os desafios enfrentados no cotidiano, como a mobilidade urbana, além dos projetos para promover a diversidade cultural e o crescimento sustentável da Ilha da Magia.
 
A obra traz também entrevistas com o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, e com o presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Rodrigo Rossoni. O conteúdo vai muito além e convida o leitor a mergulhar em todos os aspectos de Florianópolis.

O livro leva a uma viagem ao passado com a linha do tempo e com diversos fatos que marcaram e mudaram Florianópolis, dá destaque a personalidades que fizeram história como Franklin Cascaes, Cruz e Sousa, Antonieta de Barros, além do manezinho mais querido e famoso, Guga Kuerten.
 
Mas não para por aí. A obra aguça os nossos sentidos com algumas amostras da gastronomia local, evidencia a pesca da tainha, a força da cultura, a potência do carnaval, e a rivalidade centenária entre os times da capital, Avaí e Figueirense. Também contrasta a Floripa do passado com a cidade moderna, em constante desenvolvimento, tecnológica e inovadora, mas que não esquece as raízes e tradições.
 
Como não poderia deixar de ser, com imagens impressionantes, apresenta as belezas naturais da Ilha da Magia, mostrando praias e caminhos encantados, com indicação das trilhas e dos tantos locais que fazem de Floripa um verdadeiro paraíso.
 
“Trata-se de um projeto pioneiro que retrata o desenvolvimento socioeconômico e cultural da nossa bela e maravilhosa Floripa. Deixamos um legado para a cidade que é uma verdadeira obra de arte”, enfatiza o presidente da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho. A obra pode ser adquirida em https://editoraexpressao.com/.
 
O nome da obra
 
Além de fazer alusão ao aniversário do município, o nome traz o apelido carinhoso com que a cidade é chamada por moradores e turistas e como é conhecida no Brasil e no mundo.
 
Há 350 anos, em 23 de março de 1673, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho estabeleceu um povoado na Ilha de Santa Catarina e o consagrou a Nossa Senhora do Desterro.
 
O nome da santa seria transferido à vila e, mais tarde, à cidade. Com o tempo, a população passou a usar apenas “Desterro”. Depois que o nome foi mudado para Florianópolis, em 1894, os moradores novamente criaram sua própria versão. Foi assim que Florianópolis virou Floripa.
 
A Editora Expressão
 
Especializada na produção de livros históricos e comemorativos, a Editora Expressão possui o maior portfólio do país de obras culturais que transformam em legado a trajetória de empresas, entidades, organizações e cidades.
 
A editora nasceu, em 1990, para publicar a revista Expressão, que marcou época como veículo de economia voltado à região sul do país. Pioneira também na área de meio ambiente, criou o respeitado Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página