Blog Top Society - Karla Cruz

Matheus e Rodrigo, do Desafio nas Alturas, são homenageados em Florianópolis

30/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11463_post_12632.jpg
Matheus Ferraz e Rodrigo Medeiros, saíram da rotina de treinos para viver um dia diferente e muito especial proporcionado pelo esporte e pela cidade de Florianópolis. Os atletas do Desafio nas Alturas, que já representaram o Brasil duas vezes no Mundial de Teqball na Polônia e na Alemanha, e consagraram-se a 4ª melhor dupla de Teqball do mundo, foram homenageados na Câmara Municipal de Vereadores.
img/topsocie_blog/11463_post_13246.jpg
img/topsocie_blog/11463_post_13038.jpg
 
Os manezinhos da Ilha receberam uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Gilberto Pinheiro – Gemada em uma cerimônia para amigos, familiares, apoiadores, representantes da prefeitura e do legislativo.
 
“É um prazer entregar essa moção aos atletas, que é muito importante para Florianópolis, para eles e para o futuro das crianças que vem praticando esse esporte na cidade. Que elas venham a jogar muito como o Rodrigo e o Matheus, que são a quarta melhor dupla do mundo no Teqball,” exaltou o vereador Gemada.
 
Durante a cerimônia, os atletas acompanharam um vídeo que mostrou um pouco da trajetória deles no esporte, e a emoção tomou conta dos jogadores e de quem estava presente. “Receber essa Moção de Aplauso é um grande reconhecimento de todo o nosso esforço, de toda a nossa dedicação ao esporte, que não tem sido pouca. Estamos focados no objetivo, que é a classificação para o mundial”, disse Matheus.
 
Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, Ed Pereira, a moção dá mais credibilidade e relevância aos atletas. “Que o Rodrigo e o Matheus possam servir cada vez mais de referência para levar o esporte para as escolas públicas e fomentar. O Teqball é acessível e fácil para ser levado a outros lugares”.
 
Hoje Florianópolis já tem cinco mesas de Teqball em bairros da cidade, uma parceria da prefeitura com a Associação Cultural Recreativa Esportiva e Social Chico Science, onde Rodrigo e Matheus são professores voluntários de crianças atendidas pelo projeto. O próximo local a receber uma mesa é o bairro Estreito.
 
“É uma honra receber de Florianópolis esse reconhecimento no meio do esporte. Tenho certeza de que é apenas o início. E espero que os nossos projetos deem certo aqui na cidade e que a gente consiga divulgar mais o Teqball, trazer mais crianças para a modalidade e mais atletas para representar nossa Floripa,” comentou Rodrigo.
 
No Ranking Mundial de Teqball
 
Os atletas do Desafio nas Alturas, que já jogam juntos há três anos, estão na 15ª posição do ranking mundial de duplas masculinas de Teqball. Pelo Brasil, eles também colecionam títulos e são referência entre os atletas da modalidade e para uma nova geração de jogadores.
 
“São dois atletas fantásticos, com um talento enorme, que se dedicam e se esforçam muito, e que conseguem levar o nome de Florianópolis para muito além daquilo que a gente imagina, no Brasil e no mundo. Eles merecem muito essa moção de aplausos”, enalteceu Valton Werner Jr., CEO do Floripa Square e idealizador do Desafio nas Alturas.
 
Nos dias 25 e 26 de março, os atletas do Desafio nas Alturas, foram campeões da dupla masculina, na 2ª etapa do Tour Teqball Brasil, disputada em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. Em janeiro, Matheus e Rodrigo também subiram no lugar mais alto do pódio, na abertura do campeonato, em Xangri-Lá, no litoral do Rio Grande do Sul, em uma difícil disputa nas areias da Praia de Atlântida.
 
Este ano, Matheus e Rodrigo tem pela frente mais quatro etapas do brasileiro de Teqball. Todas somam pontos para o ranking classificatório para o mundial que vai ser disputado no fim do ano, em data e país a serem divulgados. E essa é a meta da dupla: representar o Brasil pela terceira vez no Teqball World Championships.
 
Para isso, são dedicados, disciplinados e têm muito foco.  Os manezinhos da Ilha treinam todos os dias, com apenas um dia de folga na semana, geralmente domingo, quando não estão em algum campeonato pelo Brasil. A dupla ainda disputa em mais dois esportes: Futmesa e Foot Table, onde também se destacam e somam títulos nas categorias individual e masculina, país afora. Juntos, são campeões brasileiros de Futmesa 2020, e campeões de quatro etapas de Foot Table.
 
Bolsa Atleta
 
Além da homenagem, a dupla do Desafio nas Alturas, teve outra grande surpresa, durante a cerimônia de entrega da Moção de Aplausos. O secretário Ed Pereira e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Robson Vieira, anunciaram que em breve vai abrir a seleção do Programa Bolsa Atleta e como o Teqball é um esporte novo na cidade, Rodrigo e Matheus vão ser beneficiados.
 
“Deve ser o maior investimento da história em número de bolsas, um crescimento de cerca de 70%, que vão ser destinadas aos novos atletas. E essa é a vocação de Florianópolis, descobrir novos talentos, novas modalidades e fazer da cidade um celeiro de atletas”, explica o superintendente da Fundação.
 
Para Rodrigo e Matheus um recurso que vai ajudar e muito na busca por mais títulos. “A gente já trabalhou bastante para conseguir viajar para os campeonatos, tivemos várias dificuldades no caminho. Hoje temos o apoio do Desafio nas Alturas que nos facilita bastante, que acredita no nosso potencial, mas o Bolsa Atleta vai ajudar muito para a continuidade dos nossos treinos e para o nosso desenvolvimento no esporte,” finaliza Rodrigo.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página