Com menos de um ano de funcionamento, o
Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, está com 13
feiras calendário confirmadas em seu portfólio, dos mais variados segmentos
como: variedades e utilidades, calçadista, vestuário, supermercadista,
holístico, construção civil, moveleiro, veículos, armas, hoteleiro e insumos
para o vestuário.
Para 2023 a palavra é otimismo, de acordo com a
pesquisa semestral feita pela UFI (Associação Global da Indústria de
Exposições), concluída em janeiro deste ano. Foram analisados dados de 367
empresas em 56 países e regiões.
Os resultados destacam uma perspectiva muito
positiva para 2023, os níveis mais altos para o primeiro semestre de 2023 são
esperados no Brasil. Quem abriu o calendário de feiras deste ano foi a
MultiExpo.
“Abrimos em maio de 2022 e terminamos o ano com
45 eventos e mais de 500 mil visitantes. Para este ano, faremos uma prospecção
no mercado externo de forma muito mais ostensiva. Nossa agenda de viagens será
bem extensa, tanto no Brasil quanto no Mercosul, com o objetivo de captação de
feiras de grande porte”, ressalta Cristine Fabbris, gerente comercial do
Expocentro.
De acordo com a gerente comercial o mercado de
feiras está saindo dos grandes centros.
“Hoje o mercado de feiras está com um foco
regional, somos um eixo no meio de grandes estados do sul. Nosso equipamento é
moderno e tem tanto a oferecer quanto os grandes centros. Temos diversos
atrativos que vem contribuindo para conquistarmos tantas feiras, em tão pouco
tempo de atividades”, comenta.
A executiva destaca o que tem chamado a atenção
dos clientes são os diferenciais do equipamento como: o único espaço com um vão
livre de 8.600 metros quarados, pé direito de 14 metros, ar-condicionado em
todos os espaços- de pavilhões a salas modulares, parte elétrica toda aérea-
que facilita a manutenção, deixa o tráfego da feira seguro e é o que tem de
mais moderno atualmente.
Além da parte estrutural o destino também tem
atraído.
“Percebemos que o mercado quer sair dos grandes
centros, melhorar a experiência dos visitantes, oferecendo lazer e
entretenimento. Temos uma grande rede hoteleira em toda a região, restaurantes,
praias, equipamentos turísticos para as famílias e estamos próximos a dois aeroportos,
o que facilita e conquista os clientes”, explica Luciana Paes executiva de
contas do Expocentro.
Agenda até 2027
No Expocentro a política de exclusividade por
segmento respeita o semestre, e muitas feiras de calendário já estão
confirmadas até 2027.
“Para garantir a agenda os organizadores
preferem fechar contratos longos. Temos acordos com as feiras, na grande
maioria, até 2027, e ainda estamos recebendo mais demandas”, comenta Luciana.