A pandemia de covid-19, inevitavelmente, acelerou a
transformação digital. Se de um lado, as empresas fechavam as portas, de outro,
a meta dos empresários era buscar soluções para sair da crise o mais rápido
possível e retomar o crescimento.
Mas
essa aceleração digital mostrou que apenas o uso de software para automatizar
os fluxos não são suficientes. É preciso posicionar o cliente no centro de toda
estratégia e planejamento, garantindo ações mais assertivas e relacionamento
duradouro.
O
empresário Filipe Bento sabia disso antes mesmo de a crise sanitária eclodir.
Durante nove anos, foi gestor de TI do núcleo de novela da Rede Record. Para
isso, teve que mudar de São Paulo para o Rio de Janeiro, em 2014. No período em
que trabalhou no canal de televisão, liderou a área de transformação digital
corporativa, o que lhe deu muita bagagem para abrir sua própria empresa. Um ano
depois de ter saído da Record TV, conheceu o Bitrix24, plataforma global
utilizada por mais de 10 milhões de empresas e que reúne 35 ferramentas em um
único lugar. Ficou apaixonado pela proposta de conectar todas as áreas e
processo da empresa, mas viu que havia pouco conteúdo na internet sobre o
sistema. Foi então que viu a dificuldade como grande oportunidade e começou a
produzir conteúdo para o YouTube sobre os benefícios do software e como ele
poderia ajudar as empresas a terem sua autonomia através da automação de
processos.
Depois
que saiu da Record TV, decidiu empreender, abriu a Br24, tornando-se
representante oficial da Bitrix24. “Na época, a empresa só contava comigo e
Marcelle Brayner, primeira sócia da Br24. Juntos, acreditávamos que a
plataforma seria o meio de acelerar a transformação digital dentro das
empresas brasileiras e, assim, aumentar a colaboração e a produtividade das
equipes”, lembrou o CEO.
Hoje,
a Br24 atende mais de 1.500 clientes em 66 países e é considerada a maior
representante da plataforma do mundo. Para 2023, a expectativa da empresa
é faturar R$ 12 milhões, 20% a mais do que no ano passado.
Tanto
empenho refletiu em uma série de oportunidades e reconhecimentos. “Em 2018,
recebemos autorização para oferecer treinamentos sobre a plataforma e, no ano
seguinte, disponibilizamos os primeiros cursos dedicados à ferramenta. A gente
é a única empresa B2B com autorização para certificar em nome da Bitrix24.
Desde 2020, a empresa foi eleita a melhor parceira em vendas de Bitrix24 no
mundo”, reforça Filipe.
Como funciona
Muitas
empresas utilizam, em média, 14 aplicativos para conseguir gerir os processos.
Isso reflete, na maioria das vezes, na falta de rendimento e retrabalho das
atividades, falha de comunicação pela falta de integração dos sistemas e alto
custo. “Entre a empresa e o cliente existe uma série de ferramentas, muitas
vezes redundantes, dados espalhados e muita falta de organização, o que impacta
no resultado da empresa”, disse Filipe.
Com
a plataforma Bitrix24, a empresa consegue integrar os processos e aumentar a
produtividade das equipes. A plataforma atende quatro pilares de um
negócio: marketing e vendas; gestão de projetos e tarefas; comunicação
interna e automação de processos.
“O
sistema consegue criar uma área de trabalho virtual para cada departamento da
empresa. Desde o financeiro, marketing, vendas, pós-vendas, RH e outras áreas
de backoffice. Tudo é muito colaborativo, mas pode-se escolher com quem
compartilhar as informações”, ressaltou Bento.
Além
das 35 ferramentas ativas, a Bitrix24 tem uma loja de aplicativos para
facilitar o processo de integração. “Desenvolvemos também aplicativos
adicionais que nossos clientes foram demandando. É possível implementar
chatbots para automatizar o atendimento, ou integrar o CRM ao WhatsApp para
unificar toda a comunicação com leads e clientes, por exemplo”, finalizou
Bento.