Blog Top Society - Karla Cruz

Gestão Empresarial: O que os gestores precisam saber sobre o assunto!

10/03/2023    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/11277_post_10052.jpg

Os últimos tempos se constituíram em um enorme desafio para todos os segmentos da economia, e o setor de turismo e hospedagem não ficou de fora. Foram meses de restrições, viagens canceladas e eventos suspensos. Um impacto que mostrou o poder de uma boa gestão empresarial para o sucesso e sobrevivência dos negócios.

O último ano foi de recuperação e, 2023 promete ser um ano com faturamento se igualando ao período anterior à pandemia. As empresas de transporte aéreo, por exemplo, chegaram em junho de 2022, com um crescimento nos ganhos de 5,2% comparados ao mesmo período em 2019. Mas foram um dos poucos setores que conseguiram superar a crise ainda em 2022, como mostram dos dados da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Gestão empresarial bem executada
Mas então, como podemos definir uma gestão empresarial bem executada? Segundo Isnard Marshall, professor, pesquisador, autor de diversos livros na área, uma gestão bem executada deve ser centrada primeiro em pessoas, depois em processo e tecnologias. Segundo o especialista, existem outros fatores, mas sem uma adequada gestão de pessoas e processos, existe o risco de não ter uma adequada gestão em nenhuma outra esfera. Isnard reforça ainda que, “Trazer a experiência do cliente para o cen¬tro do negócio são estratégias altamente eficazes para o impacto positivo no resultado da gestão empresarial”.

Mais uma prova que “Pessoas, Gestão e Experiências” serão os principais temas debatidos ao longo de 2023. Esse também será o tema principal do 34º Encatho & Exprotel, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-SC. Para o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, “Nenhum empreendimento sobrevive sem pessoas e, todos os empreendimentos são feitos para atender as pessoas. Pessoas orientadas por processos com foco em gerar experiência que encantam e fidelizam é o que precisamos. Fica aqui meu convite para todos os envolvidos no setor turístico vivenciem essa experiência que é participar do Encatho & Exprotel”.

Durante os três dias do evento o visitante fará uma verdadeira imersão, vivenciando momentos de conexão com os maiores players do mercado, especialistas nas diferentes áreas de negócio e autarquias públicas para traçar junto com a iniciativa privada, os rumos do turismo. Em 2022 forma mais de 40 especialistas que subiram ao palco e, esta edição promete ser ainda mais intensa na entrega de conteúdo e compartilhamento de conhecimentos. 

Devido a suas constantes mudanças, o mundo empresarial tem exigido e buscado profissionais com¬petentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica, holística e multidisciplinar para enfrentar os desafios. Participar de eventos técnicos e segmentados é fundamental, tanto para fornecedores, quanto para profissionais e empresários.

Tecnologia traz novas soluções em gestão e automatização 
Todo dono de um negócio sabe o quão desafiador é gerir um negócio. Gestão de pessoas (colaboradores e clientes), gestão de estoque, relação com fornecedores e acionistas, análise de mercado e mais uma infindável lista.

Neste meio ao volume gigante de dados com os quais desde a pequena empresa até a gigante companhia tem para tratar, surgem os softwares e automatizações que são essenciais para otimizar a operação e automatizar determinadas demandas. 
A APP Sistemas, por exemplo, apresentou na 33ª edição do Encatho & Exprotel, o HITS, um PMS (Property Management System) 100% cloud, completo e moderno, que proporciona a gestão eficiente e a automação de toda a operação de redes hoteleiras, hotéis independentes, pousadas e resorts.

Para Evelyn Wilson, executiva comercial da APP Sistemas, a empresa pode computar retorno imediato de clientes que visitaram o estande durante a feira, de forma que o evento foi bem produtivo e a empresa já planeja repetir a participação na próxima edição, marcada para acontecer de 8 a 10 de agosto de 2023, no CentroSul, em Florianópolis.

Quem também teve essa percepção que os empresários chegaram em 2022 na busca por mais tecnologias para apoio na gestão foi Pricila Gomes, analista de marketing, fala sobre a importância do evento. “É o local onde podemos estar mais perto dos hoteleiros, entendendo o que realmente precisam e mostrando o que a Silbeck tem a oferecer para ajudar na gestão da sua hospedagem. Gostamos deste contato para que realmente nossas ferramentas atendam a dores deles”.
Gestão empresarial com foco em resultados
Outro especialista que fala com muita propriedade quando o assunto é gestão por resultados, é Marcos Hardt. Consultor com foco em empreendimentos turísticos e hoteleiro, Marcos enfatiza que o escopo de uma gestão por resultado foca no negócio, na comercialização, nas pessoas e na operação. 

1. Gestão do Negócio
Em sua apostila Marcos Hardt, explica que existem três modelos de gestão: Por objetivos, com foco no resultado; Descentralizado, com foco na atribuição e Participativo, com fóruns de discussão.

No material com 70 páginas recheado de dicas e procedimentos de uma gestão de alta performance, além dos modelos de gestão, estão também citados exemplos de cada modelo, anexos de planilhas e formas de preencher e extrair os melhores resultados em uma gestão por resultados.

1.1 Gestão por objetivos, com foco no resultado
Com base no capital investido no negócio, define-se a rentabilidade necessária para remunerar devidamente o investidor, pois, este valor aplicado na poupança, remunera hoje em ± 0,50% ao mês. Portanto, como negócio, precisamos buscar ± 1,50% ao mês, para poder fazer frente a todas as responsabilidades inerentes ao negócio 

1.2 Gestão descentralizada, foco na atribuição 
Para que a empresa seja considerada bem organizada, torna-se necessário definir a hierarquia através da elaboração do organograma, bem como descrever as atribuições e responsabilidades de cada função, deixando claro para todos os colaboradores o que se espera da sua atuação, como também, quais os requisitos básicos para que possa executá-la com assertividade e sempre esteja motivado e integrado. 

1.3 Gestão Participativa, fóruns de discussão 
Para fazer jus a frase: “A informação faz campeão”, a empresa precisa que todos estejam ligados/antenados/focados no resultado. Torna-se necessário realizar reuniões pontuais com toda equipe (gerência e supervisão) por cerca de 2horas para avaliar o desempenho. 

O consultor Marcos Hardt sugere ainda que as reuniões sejam:
Semanal: para verificar se os indicadores setoriais estão sendo atingidos.
Mensal: para avaliar o resultado/lucro e o realizado, através das variações. 
Trimestral: para analisar a situação do plano de objetivos do ano, descrevendo as ações desenvolvidas para cada objetivo, as dificuldades encontradas e definir próximos passos, bem como definindo medidas para corrigir ou manter o planejamento definido.

2. Gestão da Comercialização
Nesta parte do material Marcos Hardt explica sobre os itens que um bom gestor deve cuidar na parte de comercialização. Ele faz uma abordagem desde a definição das características do produto, da identificação do mercado e como escolher as ferramentas adequadas para captar o cliente interessado. 

Se o problema da sua empresa é vendas, novamente o Encatho é a solução. Entre os palestrantes e expositores que apresentaram soluções e inovações na área comercial está Diego Corrêa, diretor de marketing e vendas da HSystem. A empresa que atende mais de 1700 hotéis em todo Brasil nas áreas de distribuição, e-commerce, revenue management e atendimento ao hóspede, trouxe na última edição o chatbot hoteleiro com atualização na automação de marketing e follow-up de vendas via whatsapp.

Já nas palestras, Diego foi mediador do painel que focou em Metaverso e como se preparar para o futuro do turismo, além de compartilhar todo seu conhecimento e soluções para aumentar a demanda hoteleira.“Meu principal objetivo consiste em ajudar hotéis a produzir melhores resultados melhor receita e venda”, enfatiza.

3. Gestão das Pessoas
Este tema tem sido destaque em diversas edições do Encatho & Exprotel justamente por sua grande relevância no turismo, em especial na hotelaria. Nesta área do negócio, o consultor baseia-se na teoria de Maslow, que procura mostrar que o ser humano esforça-se para satisfazer suas necessidades essenciais e profissionais. 

Neste ponto ele que uma boa gestão de pessoas foca em pessoas qualificadas (treinar, desenvolver e principalmente selecionar adequadamente); pessoas motivadas (identificar as pessoas que gostam do que fazem e sentem prazer no trabalho); pessoas integradas (difundir informações que gerem confiança e sejam valores grupais) e pessoas criativas (implantar sistema de sugestões e motivar a participação na solução de problemas). 

Nesta área, o Encatho & Exprotel também oferece ótimas soluções para os gestores em busca de novos talentos, mas também, para as empresas que querem treinar e desenvolver pessoas de forma gratuita. “Aqui no Encatho utilizamos muito a frase: Educação para o consumo. Procuramos criar uma estrutura que oriente profissionais a como utilizar melhor os produtos e serviços, reduzindo custos e aumentando a qualidade”, explica Juliana Bossi Castro, responsável pelo evento.

4. Gestão da Operação
Por último e não menos importante em uma gestão focada em resultado, está a gestão da operação. Neste tópico Marcos Hardt traz os ensinamentos do mestre Falconi em uma frase que resume tudo: “Meta é desconforto que nos leva ao sucesso e aos resultados”. Sob este ponto de vista, o consultor orienta: 

4.1 – Vivenciar os – “5S”: implantar o programa de educação e postura. 
4.2 – Tratar as anomalias: registrar as ocorrências e eliminar as repetitivas. 
4.3 – Padronizar: detalhar as atividades críticas, repetitivas e prioritárias. 
4.4 – Monitorar indicadores: avaliar diária e semanalmente o desempenho do orçamento. 
4.5 – Dar ênfase ao planejamento: usar bem a agenda e ser desafiador nas tarefas. 
4.6 – Treinar/desenvolver a equipe: verificar se os operadores cumprem os POP e retreinar. 
4.7 – Estimular a motivação: ser o exemplo e difundir o entusiasmo em equipe.

Agora que você já compreendeu os conceitos de gestão e o escopo de uma gestão por resultados, que tal colocar na agenda sua participação no Encatho & Exprotel 2023, de 08 a 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. A entrada é gratuita tanto para as palestras quanto para a visitação à exposição. Aqui está uma ótima oportunidade de executar com maestria alguns itens da gestão da operação, treinando e desenvolvendo sua equipe, tirando dúvidas com especialistas sobre a operação e, aproveitando para estimular a motivação com palestras de alto impacto.

Como participar do Encatho & Exprotel
Empresas interessadas em vincular sua marca e participar da feira podem entrar em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
Lembrando que as inscrições para o evento são gratuitas e serão liberadas em breve no site www.encatho.com.br 

Serviço:
O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 8 a 10 de agosto
Onde: CentroSul - Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página