Blog Top Society - Karla Cruz

Florianópolis recebe evento itinerante com foco em aumento da eficiência no terceiro setor

20/02/2023    Maristela Brittes


img/topsocie_blog/11127_post_991.jpg


Representantes de organizações sociais  podem participar do Giro Filantropia, capacitação presencial e gratuita em 28 de fevereiro no Sebrae Santa Catarina

Gestores e profissionais que atuam em organizações sem fins lucrativos podem participar de capacitação itinerante voltada a instituições sociais no mês de fevereiro. Com o objetivo de levar informações técnicas sobre captação de recursos, legislação, contabilidade, desenvolvimento institucional e tecnologia, o Giro chega à capital catarinense. A capacitação será realizada na modalidade presencial no dia 28 de fevereiro, entre 9h e 18h, na sede do Sebrae Santa Catarina, localizado no bairro João Paulo, em Florianópolis.

“O projeto é um dos mais legais que a Rede Filantropia tem. É um evento gratuito que leva a gestores de ONGs do país inteiro vários temas que são extremamente importantes para a gestão das organizações sem fins lucrativos”, destaca Marcio Zeppelini, presidente da Rede Filantropia.

O Giro é um seminário itinerante mensal. Desde que foi criado, o evento já passou por 80 municípios brasileiros, entre eles Itajaí (SC), São José dos Campos (SP) e Porto Alegre (RS), com o foco em trazer mais informações relevantes e desenvolver o terceiro setor.

“É um evento que a gente realiza desde 2015, então já passamos por muitas cidades, pois conseguimos atingir um público de organizações muito grande Brasil afora. E um dos diferenciais do evento é ele ser gratuito, então a gente consegue chegar a muitas organizações, com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente”, completa Thaís Iannarelli, diretora executiva da Rede Filantropia.

Estratégias para desenvolvimento do Terceiro Setor

Otimizar a gestão e trazer mais eficiência às instituições sociais é um desafio, mas o time de palestrantes vai trazer uma dinâmica especial para levar informações sobre as temáticas abordadas.

“A Rede Filantropia é a maior rede de gestão para organizações da sociedade civil do Brasil. E o evento é fundamental para o desenvolvimento das organizações do país todo”, acredita o palestrante Danilo Tiisel, advogado especializado em legislação do Terceiro Setor.

Às 9h, Tiisel vai abrir os trabalhos ao tratar do tema “Estruturação e aplicabilidade de novas estratégias para o desenvolvimento institucional”. Tiisel é membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP e coordenador do Grupo de Direito e Captação de Recursos da ABCR. Além disso, é professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB e da Rede Filantropia, além dediretor da Social Profit Consultoria.

Por volta das 10h, a contadora, auditora e consultora Jacqueline Rosa aborda “Elaboração das Demonstrações Contábeis para organizações com e sem Cebas - Dicas práticas para estar de acordo com as normas internacionais de contabilidade”. Rosa é diretora de auditoria de médio e grande porte da Audisa Auditores Associados.

Após pausa para almoço e relacionamento com a Rede Filantropia, às 13h30, a programação é retomada com Warley Dias, que vai ministrar palestra sobre “Governança Contábil: como não errar na gestão da sua Organização”, tratando sobre controles internos para uma harmonia financeira, contábil e administrativa. Dias é diretor nas empresas R&R Auditoria e Consultoria e Value Gestão de Negócios, além de professor da pós-graduação em contabilidade e gestão para o Terceiro Setor da Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG).

Na sequência, às 14h30, o advogado especializado em direito empresarial e do trabalho Rogério Martir trata de cuidados com a legislação nos recursos humanos e no voluntariado. Martir vai apontar regras e leis trabalhistas que devem ser observadas pelos gestores das organizações. Consultor jurídico da Rede Filantropia, professor de diversos cursos de pós-graduação e preparatórios em todo Brasil, Martir é ainda sócio da Martir Advogados Associados, uma consultoria jurídica empresarial e para o Terceiro Setor.

A apresentação “Estratégias práticas para captar recursos”, do pesquisador em inovação pública e gestão de organizações Fernando Nogueira, começa às 15h50, após o intervalo. Nogueira, que é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), vai elencar ferramentas tradicionais e inovadoras para incrementar doações e parceiros. O especialista ainda é membro do Conselho de Administração da Fundepag, presidente do Conselho do Instituto Doar e responsável pelo Prêmio Melhores ONGs.

Antes do encerramento, a palestra magna “A Magia de #FazerAcontecer - quatro passos para tirar projetos do papel e realizar mais”, será ministrada por Marcio Zeppelini, empreendedor social, empresário, produtor editorial e jornalista. Zeppelini é presidente da Rede Filantropia e diretor-executivo da Zeppelini Editorial.

Sobre a Rede Filantropia

 

Fundada em 2002, a Rede Filantropia é uma instituição que tem como foco fortalecer as organizações sociais do Brasil e contribuir para a profissionalização do Terceiro Setor por meio de capacitações e da disseminação do conhecimento técnico em gestão. A Rede disponibiliza diversos materiais, como: revista especializada, artigos técnicos, cursos on-line, seminários, videoaulas, treinamentos, e-books, webinars, entre outros.


SERVIÇO

Evento: Giro Filantropia: Seminário Itinerante do Terceiro Setor

Quando: 28 de fevereiro, das 9h às 18h

Local: Sebrae Santa Catarina, Sede Administrativa, na Rodovia José Carlos Daux, 01, bairro João Paulo, Florianópolis (SC)

Valor: Gratuito

Mais informações e inscrições: https://www.filantropia.ong/capacitacao/florianopolis


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página