Blog Top Society - Karla Cruz

Como lidar com os desafios da volta às aulas

10/02/2023    Rosilene Bejarano


img/topsocie_blog/11060_post_11805.jpg
A volta às aulas se aproxima e exige um esforço conjunto de pais, estudantes e professores. 
O momento envolve um misto de sentimentos, entre eles estão o medo e a insegurança perante o que vem pela frente: novos professores, colegas, conteúdos e muitas vezes até, um ambiente novo.
Diante de tantos desafios e novidades, vem o papel da família, de apoiar o aluno nesta adaptação ou readaptação, comenta a psicóloga escolar da Coree International School, a escola internacional de Joinville, Raquel Cristina Wolter. “Quanto mais tranquilidade passarmos para as crianças, melhor. Às vezes, os adultos subestimam as crianças, achando que vão ficar inseguras, receosas, que não irão se adaptar. E isso só dificulta o processo”.
Raquel comenta que quando os pais escolhem com assertividade a escola que os filhos irão estudar, baseados na segurança que ela transmite em quesitos como infraestrutura, qualidade do corpo docente e metodologia de ensino, a família toda fica mais confiante na volta às aulas.
Para o dia do início, uma dica que vale ouro é a pontualidade. “É importante chegar sempre um pouco antes do horário marcado. Além de evitar imprevistos, essa atitude ajudará o estudante a se acomodar com calma na sala de aula”. 
A pontualidade também vale para a hora da saída, em que a criança, sendo a última a ir embora quando todos já foram, pode se sentir abandonada, principalmente no início do ano letivo.
À escola, cabe promover espaços e oportunidades de adaptação, para os estudantes. “Na Coree, já iniciamos as aulas com as crianças menores e com os novos estudantes, antes do retorno de todos os alunos. Assim, com a escola menos movimentada, eles têm mais tempo e espaço para se integrar, conhecer os colegas e os profissionais da instituição”, comenta. “Também oferecemos a opção de eles frequentarem a escola por período mais curto, para que retomem a rotina de forma gradual, permanecendo cada dia um pouco mais no ambiente escolar”. 
Outra atividade que a escola promove é um circuito para que os estudantes novos conheçam a escola. A estratégia é envolver os veteranos para que sejam responsáveis pela acolhida dos recém-chegados. A recepção se torna acolhedora e simpática.
Vale lembrar, reforça Raquel, que ao longo de todo o ano, o diálogo entre pais e filhos sobre a vida escolar também é fundamental para a convivência e o êxito escolar.  


Liana Trevisan
Jornalista
JP 003750-SC 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página